Bem-estar psicológico e coping em estudantes de enfermagem durante a quarentena pela COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.12707/RV20211Palavras-chave:
adaptação psicológica, coronavírus, pandemias, quarentena, estudantes de enfermagemResumo
Enquadramento: A crise pandémica da COVID-19 acarretou mudanças na vida académica dos estudantes do ensino superior, o que poderá afetar o seu bem-estar psicológico.
Objetivo: Analisar a relação entre estratégias de coping utilizadas e o bem-estar psicológico em estudantes de enfermagem durante a quarentena pela COVID-19.
Metodologia: Estudo transversal, descritivo-correlacional, utilizando uma amostra de 136 estudantes. Colheita de dados online, com recurso à Escala de Medida de Manifestação de Bem-estar Psicológico e à Brief COPE.
Resultados: Os estudantes dos últimos anos de curso utilizam mais frequentemente a estratégia de coping suporte instrumental (p = 0,015) e emocional (p = 0,009), apresentam ainda, maiores níveis de bem-estar psicológico (p = 0,012). As alterações no rendimento familiar estão associadas ao bem-estar psicológico (p = 0,024), assim como as estratégias de coping religião (r = 0,36; p ≤ 0,01), reinterpretação positiva (r = 0,47; p ≤ 0,01) e humor (r = 0,37; p ≤ 0,01).
Conclusão: As estratégias de coping adotadas pelos estudantes parecem estar relacionadas com o bem-estar psicológico durante a quarentena.
Downloads
Referências
Afonso, P. (2020). The Impact of the COVID-19 Pandemic on Mental Health. Acta Medica Portuguesa, 33(5), 356-357. https://doi.org/10.20344/amp.13877
Afonso, P., & Figueira, L. (2020). Pandemia COVID‐19: Quais são os Riscos para a Saude Mental? Revista Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, 6(1), 2-3.
Bao, Y., Sun, Y., Meng, S., Shi, J., & Lu, L. (2020). 2019-nCoV epidemic: address mental health care to empower society. The Lancet, 395(10224), e37-e38. https://doi.org/10.1016/s0140-6736(20)30309-3
Brooks, S. K., Webster, R. K., Smith, L. E., Woodland, L., Wessely, S., Greenberg, N., & Rubin, G. J. (2020). The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. The Lancet, 395(10227), 912-920. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30460-8
Carver, C. S. (1997). You want to measure coping but your protocol’s too long: consider the brief COPE. International Journal of Behavioural Medicine, 4(1), 92-100. https://doi.org/10.1207/s15327558ijbm0401_6.
Ferreira, F., Mota, L., Brito, I., & Santos, M. (2017). Nursing students’ health profile: epidemiological diagnosis based on the PRECEDE-PROCEED model. Revista de Enfermagem Referencia, 4(15), 91-100. https://doi.org/10.12707/riv17047
Huang, L., Lei, W., Xu, F., Liu, H., & Yu, L. (2020). Emotional responses and coping strategies in nurses and nursing students during Covid-19 outbreak: A comparative study. PloS ONE, 15(8), e0237303. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0237303
Luz, A., Castro, A., Couto, D., Santos, L., & Pereira, A. (2009). Stress e percepcao do rendimento academico no aluno do ensino superior. Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 4663-4669.
Masse, R., Poulin, C., Dassa, C., Lambert, J., Belair, S., & Battaglini, M. A. (1998). Elaboration et validation d’un outil de mesure du bien-etre psychologique: L’EMMBEP. Canadian Journal of Public Health, 89(5), 352-357. https://doi.org/10.1007/BF03404490
Monteiro, S., Tavares, J., & Pereira, A. (2012). Adaptacao portuguesa da Escala de Medida de Manifestacao de Bem-estar Psicologico com estudantes universitarios- EMMBEP. Psicologia, Saúde & Doenças, 13, 66-77.
Nogueira, M. J., & Sequeira, C. (2020). Preditores de bem-estarpsicologico em estudantes do ensino superior. Revista ROL de Enfermería, 43(1).
Nurunnabi, M., Hossain, S. F. A. H., Chinna, K., Sundarasen, S., Khoshaim, H. B., Kamaludin, K., Baloc, G.M., Sukayt, A., Shan, X. (2020). Coping strategies of students for anxiety during the COVID-19 pandemic in China: a cross-sectional study. F1000Research, 9, 1115. https://doi.org/10.12688/f1000research.25557.1
Pais-Ribeiro, J. L. , & Rodrigues, A. P. (2004). Questoes acerca do coping: a proposito do estudo de adaptacao do Brief COPE. Psicologia, Saude & Doencas, 5, 3-15.
Pestana, C., Goncalves, L., Santos, L., Abreu-Figueiredo, R., Bettencourt, M., & Lourenco, T. (2020). Psychological Impact of COVID-19 Quarantine on Nursing Students in Portugal and Spain. EC Nursing and Healthcare, 2(8), 14-15.
Saez Alvarez, E. J., Lourenco, T., Pestana, C., Charepe, Z., Rabiais, I., & Martinez-Riera, J. (2020). Adaptacion y validacion al espanhol de la escala de Bienestar Psicologico EMMBEP en estudiantes de Enfermeria. Revista ROL de Enfermería, 43(9), 611-618.
Salameh, P., Hajj, A., Badro, D. A., Abou Selwan, C., Aoun, R., & Sacre, H. (2020). Mental Health Outcomes of the COVID-19 Pandemic and a Collapsing Economy: Perspectives from a Developing Country. Psychiatry Research, 294, 113520. https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.113520
Sheroun, D., Wankhar, D. D., Devrani, A., PV, L., Gita, S., & Chatterjee, K. (2020). A study to assess the perceived stress and coping strategies among B.Sc. nursing students of selected colleges in Pune during COVID-19 pandemic lockdown. International Journal of Science and Healthcare Research, 5(2), 280-288.
Silva, O. D. L. d., Caldeira, S. N., Sousa, A., & Mendes, M. (2020). Estrategias de coping e resiliencia em estudantes do Ensino Superior. Revista E-Psi, 9(1), 118-136.
Wu, P., Liu, X., Fang, Y., Fan, B., Fuller, C. J., Guan, Z., Yao, Z., Kong, J., Litvak, I. J. (2008). Alcohol abuse/dependence symptoms among hospital employees exposed to a SARS outbreak. Alcohol and Alcoholism, 43(6), 706-712. https://academic.oup.com/alcalc/article/43/6/706/250093
Zhi, X., Lu, L., Pu, Y., Meng, A., Zhao, Y., Cheng, F., Jiang, J., Xu, J. L., Zeng, Y. (2020). Investigation and analysis of psychological stress and professional identity of nursing students during COVID-19 pandemic. Indian Journal of Experimental Biology, 58.