Bem-estar psicológico e coping em estudantes de enfermagem durante a quarentena pela COVID-19

Autores

  • Mafalda Sofia da Silva Escola Superior de Saúde Jean Piaget, Vila Nova de Gaia, Portugal; Universidade Católica Portuguesa, Instituto de Ciências da Saúde, Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0002-2509-5566
  • Goreti Filipa Marques Escola Superior de Saúde de Santa Maria, Porto, Portugal; Center for Health Technology and Services Research (CINTESIS), Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0002-1342-4916
  • Ana Catarina Reis Escola Superior de Saúde de Santa Maria, Porto, Portugal; Center for Health Technology and Services Research (CINTESIS), Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0002-0986-6092
  • Tânia Lourenço Center for Health Technology and Services Research (CINTESIS), Porto, Portugal; Escola Superior de Enfermagem S. José de Cluny, Gabinete de Investigação e Desenvolvimento Cluny (GIDeC) Funchal, Portugal https://orcid.org/0000-0002-1469-7086
  • Rita Abreu-Figueiredo Center for Health Technology and Services Research (CINTESIS), Porto, Portugal; Escola Superior de Enfermagem S. José de Cluny, Gabinete de Investigação e Desenvolvimento Cluny (GIDeC) Funchal, Portugal https://orcid.org/0000-0003-1327-9533
  • Maria Luísa Gonçalves Escola Superior de Enfermagem S. José de Cluny, Gabinete de Investigação e Desenvolvimento Cluny (GIDeC) Funchal, Portugal https://orcid.org/0000-0003-3461-1515
  • Maria Luísa Santos Center for Health Technology and Services Research (CINTESIS), Porto, Portugal; Escola Superior de Enfermagem S. José de Cluny, Gabinete de Investigação e Desenvolvimento Cluny (GIDeC) Funchal, Portugal https://orcid.org/0000-0002-9469-5741

DOI:

https://doi.org/10.12707/RV20211

Palavras-chave:

adaptação psicológica, coronavírus, pandemias, quarentena, estudantes de enfermagem

Resumo

Enquadramento: A crise pandémica da COVID-19 acarretou mudanças na vida académica dos estudantes do ensino superior, o que poderá afetar o seu bem-estar psicológico.

Objetivo: Analisar a relação entre estratégias de coping utilizadas e o bem-estar psicológico em estudantes de enfermagem durante a quarentena pela COVID-19.

Metodologia: Estudo transversal, descritivo-correlacional, utilizando uma amostra de 136 estudantes. Colheita de dados online, com recurso à Escala de Medida de Manifestação de Bem-estar Psicológico e à Brief COPE.

Resultados: Os estudantes dos últimos anos de curso utilizam mais frequentemente a estratégia de coping suporte instrumental (p = 0,015) e emocional (p = 0,009), apresentam ainda, maiores níveis de bem-estar psicológico (p = 0,012). As alterações no rendimento familiar estão associadas ao bem-estar psicológico (p = 0,024), assim como as estratégias de coping religião (r = 0,36; p ≤ 0,01), reinterpretação positiva (r = 0,47; p ≤ 0,01) e humor (r = 0,37; p ≤ 0,01).

Conclusão: As estratégias de coping adotadas pelos estudantes parecem estar relacionadas com o bem-estar psicológico durante a quarentena.

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Silva, M. S. da, Marques, G. F., Reis, A. C., Lourenço, T., Abreu-Figueiredo, R., Gonçalves, M. L., & Santos, M. L. (2021). Bem-estar psicológico e coping em estudantes de enfermagem durante a quarentena pela COVID-19. Revista De Enfermagem Referência, 5, 1–8. https://doi.org/10.12707/RV20211

Edição

Secção

Artigos de Investigação