Medição da temperatura corporal em crianças: Estudo comparativo entre o método de medição axilar e timpânico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12707/RV21008

Palavras-chave:

temperatura corporal, termómetros, febre, criança, pediatria, enfermagem

Resumo

Enquadramento: A temperatura corporal é um dos sinais vitais mais avaliados nos cuidados de saúde pediátricos para avaliação e orientação clínica.

Objetivos: Avaliar a concordância entre a medição da temperatura por via axilar e timpânica em crianças dos 6 aos 36 meses.

Metodologia: Estudo observacional e descritivo desenvolvido num hospital de nível II, em Portugal. O protocolo de medição da temperatura seguiu as orientações da Direção-Geral da Saúde.

Resultados: Participaram no estudo 331 crianças. A diferença entre a temperatura timpânica e axilar variou entre os 0,00ºC e os 1,40ºC com uma média de 0,45ºC ± 0,30ºC e uma mediana de 0,50ºC, com uma concordância quase perfeita entre os dois métodos. Observou-se um efeito no valor da temperatura consoante o método utilizado em todas as variáveis estudadas.

Conclusão: Existe uma concordância quase perfeita entre estes dois métodos de medição da temperatura, não influenciando a tomada de decisão clínica. Dado a maior facilidade de implementação e exequibilidade, as vantagens do método de avaliação via timpânica são superiores ao método tradicional via axilar, pelo que poderá ser implementado como rotina na avaliação da temperatura em crianças dos 6 aos 36 meses.

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Publicado

2022-05-06

Como Citar

Ferreira, C. A. G., Pereira, C. de O., Santos, D. H. S., Borges, J. D. C., & Batalha, L. M. C. (2022). Medição da temperatura corporal em crianças: Estudo comparativo entre o método de medição axilar e timpânico. Revista De Enfermagem Referência, 6(1), 1–8. https://doi.org/10.12707/RV21008

Edição

Secção

Artigos de Investigação