Variáveis de contexto pessoal e académico como preditoras do abandono escolar

Autores

  • Manuela Ferreira Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde, Viseu, Portugal; Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0002-8452-2222
  • Ana Paula Cardoso Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação, Viseu, Portugal; Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), Viseu, Portugal https://orcid.org/0000-0001-5062-4098
  • Sofia Campos Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação, Viseu, Portugal; Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), Viseu, Portugal https://orcid.org/0000-0002-4696-3537
  • João Duarte Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde, Viseu, Portugal; Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0001-7082-8012
  • Raquel Guiné Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior Agrária, Viseu, Portugal; Centro de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade (CERNAS), Viseu, Portugal https://orcid.org/0000-0003-0595-6805
  • Andreia Pereira Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), Viseu, Portugal; Universidade de Coimbra, Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT), Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0001-8765-6608

DOI:

https://doi.org/10.12707/RV21134

Palavras-chave:

evasão escolar, ensino superior, aprendizagem, emoções, desempenho académico, sucesso académico

Resumo

Enquadramento: A complexidade do fenómeno do abandono escolar, perspetivado como a não conclusão do curso frequentado, pressupõe diferentes preditores deste fenómeno.

Objetivos: Identificar variáveis preditoras dos motivos de intenção de abandono escolar nos estudantes do ensino superior.

Metodologia: Estudo quantitativo transversal, descritivo-correlacional e analítico, com uma amostra não probabilística por conveniência de 1175 estudantes portugueses. O instrumento de recolha de dados incluiu um questionário sociodemográfico, uma Escala de Motivos de Intenção de Abandono Escolar do Ensino Superior e outras escalas validadas.

Resultados: Os resultados obtidos identificam, como variáveis preditoras das quatro dimensões dos motivos de intenção de abandono escolar, a idade e o sexo, a perceção emocional, a performance de aprendizagem e dimensões das vivências académicas dos estudantes.

Conclusão: Constata-se a necessidade de apoiar os estudantes ao nível da gestão de expectativas, dotando-os de uma maior capacidade de lidar com as suas perceções emocionais. Sugere-se a criação de medidas de mitigação do abandono escolar atendendo ao seu perfil sociodemográfico e criação de infraestruturas que garantam a qualidade de vida académica.

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Publicado

2022-10-14

Como Citar

Ferreira, M., Cardoso, A. P., Campos, S., Duarte, J., Guiné, R., & Pereira, A. (2022). Variáveis de contexto pessoal e académico como preditoras do abandono escolar. Revista De Enfermagem Referência, 6(1), 1–7. https://doi.org/10.12707/RV21134

Edição

Secção

Artigos de Investigação