Rotações de Iniciação à Investigação: Programa de iniciação à investigação para estudantes de licenciatura

Autores

  • Maria Lucília da Silva Cardoso Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0002-9433-7434
  • Cristina da Costa Louçano Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0003-0719-0452
  • Daniela Filipa Batista Cardoso Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0002-1425-885X
  • Rosa Carla Silva Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0002-3947-7098
  • Manuel Alves Rodrigues Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0003-4506-0421

DOI:

https://doi.org/10.12707/RV21021

Palavras-chave:

iniciação à investigação, estudantes de enfermagem, educação, enfermagem

Resumo

Enquadramento: As Rotações de Iniciação à Investigação (RII) enquadram-se no Eixo Estratégico de Desenvolvimento para a Formação de Investigadores da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, no contexto das oportunidades da Janela do Jovem Investigador. Os estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE) voluntariamente disponibilizam-se para desenvolver atividades de ligação do ensino à investigação integrando equipas de investigação.

Objetivo: Analisar os resultados das cinco edições do Programa RII, envolvendo os estudantes do CLE (2014/2015-2018/2019).

Principais tópicos em análise: Trinta e dois projetos de investigação acolheram 202 RII, das quais 133 foram concluídas com êxito. Para além das competências adquiridas em contexto de integração nas equipas dos projetos de investigação, os estudantes frequentaram nove atividades de formação promovidas para eles.

Conclusão: As RII concluídas com sucesso são registadas no suplemento ao diploma. Apesar da limitada disponibilidade de tempo dos estudantes devido à exigência do plano curricular, estes têm avaliado esta experiência como muito positiva. A integração deste programa no plano curricular é um passo a promover no futuro.

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Publicado

2022-04-01

Como Citar

Cardoso, M. L. da S., Louçano, C. da C., Cardoso, D. F. B., Silva, R. C., & Rodrigues, M. A. (2022). Rotações de Iniciação à Investigação: Programa de iniciação à investigação para estudantes de licenciatura. Revista De Enfermagem Referência, 6(1), 1–6. https://doi.org/10.12707/RV21021

Edição

Secção

Artigos Teóricos/Ensaios