Cuidados de enfermagem em terapia eletroconvulsiva no período pré-reforma psiquiátrica numa instituição brasileira
DOI:
https://doi.org/10.12707/RV21138Palavras-chave:
enfermagem psiquiátrica, cuidados de enfermagem, eletroconvulsoterapiaResumo
Enquadramento: A terapia electroconvulsiva (TEC) é parte do passado da enfermagem que precisa de ser conhecido, a fim de dar sentido às transformações nos saberes e práticas após a Reforma Psiquiátrica.
Objetivo: Identificar os cuidados de enfermagem na aplicação da terapia electroconvulsiva em utentes internados num instituto psiquiátrico brasileiro entre 1980 e 1990.
Metodologia: Investigação histórico-social em documentos escritos da instituição cenário e orais produzidos com profissionais de enfermagem, interpretados à luz do referencial foucaultiano.
Resultados: Os cuidados de enfermagem foram definidos pela experiência quotidiana e realizados nos momentos pré, trans e pós a aplicação da terapia electroconvulsiva. A enfermagem não tinha formação profissional e agia por conta própria, aplicando a terapia para acalmar utentes agitados ou acompanhando a aplicação pelo médico, prestando cuidados para reduzir efeitos colaterais.
Conclusão: Apesar do modelo manicomial, a aplicação da terapia electroconvulsiva contava com cuidados de enfermagem aos utentes para evitar efeitos indesejados. A enfermagem acompanhou o declínio da TEC na sociedade. Este estudo evidenciou características da TEC que não se adequam à prática contemporânea.