A satisfação dos estudantes de enfermagem com as práticas clínicas simuladas
DOI:
https://doi.org/10.12707/RVI22024Palavras-chave:
simulação de paciente, treino por simulação, satisfação pessoal, estudantes, enfermagemResumo
Enquadramento: As práticas clínicas simuladas, designadas por experiências clínicas simuladas ou simulação, são um processo formativo dinâmico e desafiador que decorre em ambiente controlado com recurso a cenários que recriam a realidade clínica.
Objetivo: Estudar a satisfação dos estudantes de enfermagem com as práticas clínicas simuladas.
Metodologia: Estudo descritivo-correlacional de abordagem quantitativa, com uma amostra de 223 estudantes de enfermagem. Aplicada a Escala de Satisfação com as Experiências Clínicas Simuladas (ESECS), constituída pelas dimensões: prática, cognitiva e realismo.
Resultados: A satisfação média global com as práticas clínicas simuladas, foi de 7,501 na escala de 1–10. As características sociodemográficas, ano curricular e conteúdos, não foram preditivos da satisfação.
Os estudantes apresentam-se em média mais satisfeitos na dimensão cognitiva e menos satisfeitos na dimensão realismo.
Conclusão: Os estudantes apresentam-se satisfeitos com as práticas clínicas simuladas percecionando a sua importância para a aprendizagem, na aquisição de competências e maior capacidade de resposta no ensino clínico em contexto real. Tal reforça a pertinência do investimento, teórico, científico e prático, nesta estratégia de ensino.
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