A satisfação dos estudantes de enfermagem com as práticas clínicas simuladas

Autores

  • Rita Marques Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, Lisboa, Portugal; Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS), Lisboa, Portugal; Center for Innovative Care and Health Technology (ciTechCare), Leiria, Portugal https://orcid.org/0000-0003-2868-7468
  • Manuela Néné Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, Lisboa, Portugal; Innovation & Development in Nursing (CINTESIS@RISE - NursID), Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0002-4916-2663
  • Isabel Santos Silva Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0003-3533-5671
  • Carla Mendes Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0002-6910-695X
  • Leila Sales Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, Lisboa, Portugal; Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS), Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0002-7728-0579
  • Isabel Lucas Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, Lisboa, Portugal; Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina, Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB-FMUL), Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0001-7001-8116

DOI:

https://doi.org/10.12707/RVI22024

Palavras-chave:

simulação de paciente, treino por simulação, satisfação pessoal, estudantes, enfermagem

Resumo

Enquadramento: As práticas clínicas simuladas, designadas por experiências clínicas simuladas ou simulação, são um processo formativo dinâmico e desafiador que decorre em ambiente controlado com recurso a cenários que recriam a realidade clínica.

Objetivo: Estudar a satisfação dos estudantes de enfermagem com as práticas clínicas simuladas.

Metodologia: Estudo descritivo-correlacional de abordagem quantitativa, com uma amostra de 223 estudantes de enfermagem. Aplicada a Escala de Satisfação com as Experiências Clínicas Simuladas (ESECS), constituída pelas dimensões: prática, cognitiva e realismo.

Resultados: A satisfação média global com as práticas clínicas simuladas, foi de 7,501 na escala de 1–10. As características sociodemográficas, ano curricular e conteúdos, não foram preditivos da satisfação.
Os estudantes apresentam-se em média mais satisfeitos na dimensão cognitiva e menos satisfeitos na dimensão realismo.

Conclusão: Os estudantes apresentam-se satisfeitos com as práticas clínicas simuladas percecionando a sua importância para a aprendizagem, na aquisição de competências e maior capacidade de resposta no ensino clínico em contexto real. Tal reforça a pertinência do investimento, teórico, científico e prático, nesta estratégia de ensino.

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Publicado

2023-04-24

Como Citar

Marques, R. ., Néné, M. ., Silva, I. S. ., Mendes, C. ., Sales, L. ., & Lucas, . I. (2023). A satisfação dos estudantes de enfermagem com as práticas clínicas simuladas. Revista De Enfermagem Referência, 6(2, Supl. 1), 1–8. https://doi.org/10.12707/RVI22024

Edição

Secção

Artigos de Investigação