Trajetória e vínculo da equipa multiprofissiona no cuidado de crianças/adolescentes com necessidades especiais de saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12707/RVI22033

Palavras-chave:

saúde da criança, saúde do adolescente, pessoas com deficiência, acesso aos serviços de saúde

Resumo

Enquadramento: A trajetória dos profissionais de saúde e da educação especial que prestam cuidados e atendimento a crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde (CRIANES) é desafiadora, exigindo formação específica e a construção de vínculos.

Objetivo: Conhecer como é constituída a trajetória e o vínculo da equipa multiprofissional que atua com CRIANES numa associação de pais e amigos dos excepcionais (APAE).

Metodologia: Estudo descritivo e qualitativo, com 19 profissionais que atuam na clínica e na escola de uma APAE, por meio de entrevista semiestruturada, submetida à análise temática de conteúdo.

Resultados: Evidencia-se a importância do vínculo para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, que o cuidado compartilhado, as vivências, a busca pelo conhecimento e as trocas afetivas fortalecem a relação entre usuários e a equipa multiprofissional

Conclusão: A trajetória dos profissionais está alicerçada nos desafios de atuar com esta população. Ao longo do tempo formaram vínculo e sentiram afeto e sensibilidade para o desenvolvimento do seu trabalho. Sugere-se que o processo de formação contemple as singularidades de cuidados requeridos por CRIANES.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Altman L., Zurynski Y., Breen C., Hoffmann T., & Woolfenden S. (2018). A qualitative study of health care providers’ perceptions and experiences of working together to care for children with medical complexity (CMC). BMC Health Service Research, 18(1), 1-11. https://doi.org/10.1186/s12913-018-2857-8

Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. Edições 70.

Bezerra, G. F., & Furtado, A. C. (2020). Formação de profissionais especializados para educação de excepcionais: Proposições e representações a partir do impresso periódico Mensagem da APAE (1963-1973). Revista História da Educação, 24, 1-47. https://doi.org/10.1590/2236-3459/88388

Borbolla, D., Taft, T., Taber, P., Weir, C. R., Norlin, C., Kawamoto, K., & Del Fiol, G. (2018). Understanding primary care providers’ information gathering strategies in the care of children and youth with special health care needs. AMIA Annual Symposium Proceedings Archive, 272-278. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/pmc6371377/

Brasil. Lei nº 8.069 da Presidência da República. (1990). Diário Oficial da União: 1.ª Seção. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm

Bueno, T. V., Silveira, A., Centenaro, A. P., Cabral, F. B., & Costa, M. C. (2021). Acesso à rede de atenção por crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde. Rev Rene, 23, e71313. https://doi.org/10.15253/2175-6783.20222371313

Favaro, L. C., Marcon, S. S., Nass, E. M., Reis, P., Ichisato, S. M., Bega, A. G., Paiano, M., & Lino, I. G. (2020). Percepção do enfermeiro sobre assistência às crianças com necessidades especiais de saúde na atenção primária. REME Revista Mineira de Enfermagem, 24, e-1277. https://doi.org/10.5935/1415-2762.20200006

Mattson, G., Kuo, D. Z., Committee on Psychosocial Aspects of Child and Family Health, Council on Children With Disabilities,

Yogman, M., Baum, R., Gambon, T. B., Lavin, A., Esparza, R. M., Nasir, A. A., Wissow, L. S., Apkon, S., Brei, T. J., Davidson, L. F., Davis, B. E., Ellerbeck, K. A, Hyman, S. L., Leppert, M. O., Noritz, G. H. … Yin, L. (2019). Committee on psychosocial aspects of child and family health, ap council on children with disabilities. Psychosocial factors in children and youth with special health care needs and their families. Pediatrics, 143(1), e20183171. https://doi.org/10.1542/peds.2018-3171

Minayo, M. C. (2014). O desafio do conhecimento: Pesquisa qualitativa em saúde. (14ª ed.). Hucitec.

McPherson, M. G., Arango, P., Foz, H., Lauver, C., McManus, M., Newacheck, P. W., Perrin, J. M., Shonkoff, J. P., & Strickland, B. (1998). A new definition of children with special health care needs. Pediatrics, 102(1), 137-139. https://doi.org/10.1542/peds.102.1.137

Oliveira, J. P., Silveira, A., Silva, E. B., Buboltz, F. L., & Neves, E. T. (2021). Nursing care for children/adolescents with special health needs hospitalized in pediatric unit. Research, Society and Development, 10(3), e15010313054. https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/13054

Organização das Nações Unidas. (2021). Quase 240 milhões de crianças no mundo vivem com alguma deficiência. https://news.un.org/pt/story/2021/11/1769892#:~:text=Um%20novo%20relat%-C3%B3rio%20do%20Fundo,j%C3%A1%20fez%20sobre%20o%20assunto

Precce, M. L., & Moraes, J. R. (2020). Processo educativo com familiares cuidadores de crianças com necessidades especiais de saúde na transição do hospital-casa. Revista Texto e Contexto – Enfermagem, 29, e20190075. https://doi.org/10.1590/1980-265x--tce-2019-0075

Silva, M. C., & Haas, C. (2019). A formação continuada docente a serviço de formar-se para os processos escolares inclusivos. Revista Práxis Educacional, 15(36), 465-493. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5901

Silveira, A., & Nicorena, B. P. (2020). Mapa falante de crianças com necessidades especiais na voz de mães cuidadoras. Revista Contexto & Saúde, 20(40), 181–188. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.40.181-188

Silveira, A., Costenaro, R. G., & Neves, E. T. (2020). Adolescentes com necessidades especiais de saúde: Desafios da inclusão escolar no discurso de familiares/cuidadores. RPCFO Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online, 12, 1290-1295. https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.9895

Silveira, A., Frank, A. E., Huppes, G. M., Weide, G. B., & Schenkel, Y. V. (2020). Crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde: Cuidado e empatia de enfermagem. Varia Scientia - Ciências da Saúde, 6(2), 112–120. https://doi.org/10.48075/vscs.v6i2.26487

Silveira, A., & Neves, E. (2017). Dimensão política do cuidado às crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde: Uma reflexão. Revista de Enfermagem da UFSM, 7(2), 337-346. http://dx.doi.org/10.5902/2179769221976

Silveira, A., & Neves, E. T. (2020). Estratégias para manutenção da vida de adolescentes com necessidades especiais de saúde. Research, Society and Development, 9(6), e88963387. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i6.3387

Vaz, E. M., Collet, N., Cursino, E. G., Forte, F. D., Magalhães, R. K., & Reichert, A. P. (2018). Coordenação do cuidado na Atenção à Saúde da criança/adolescente em condição crônica. REBEN Revista Brasileira de Enfermagem, 71(supl 6), 2768-75. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0787

Publicado

2023-06-13

Como Citar

Schenkel, Y. V. S. ., Silveira, A., Costa, Y. S. ., Sulczewski, I. ., & Traczinski, J. . (2023). Trajetória e vínculo da equipa multiprofissiona no cuidado de crianças/adolescentes com necessidades especiais de saúde . Revista De Enfermagem Referência, 6(2), 1–7. https://doi.org/10.12707/RVI22033

Edição

Secção

Artigos de Investigação