Fatores indutores de stress nos estudantes de enfermagem em ensino clínico: Scoping review

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12707/RVI23.89.32425

Palavras-chave:

stress, fatores, estudantes de enfermagem, estágio clínico, educação em enfermagem

Resumo

Enquadramento: Os estudantes de Enfermagem relatam fatores associados a elevados níveis de stress em ensino clínico (EC) e que são comumente experienciados neste processo de ensino aprendizagem.

Objetivo: Mapear a evidência científica sobre os fatores indutores de stress nos estudantes de enfermagem

em ensino clínico.

Metodologia: Scoping review baseada no método de Joanna Briggs Institute (JBI). Utilizada a mnemónica PCC para dimensionar a população, conceito e contexto. No processo de seleção, extração e análise dos artigos, estiveram envolvidos dois revisores independentes.

Resultados: Da pesquisa efetuada foram incluídos 17 estudos. Foram identificados fatores que integram aspetos pessoais e profissionais, fatores relacionados com o ambiente/estrutura do EC e a sua organização, bem como fatores associados aos sistemas de apoio, nomeadamente ao modelo de supervisão que acompanha este processo.

Conclusão: Os fatores de stress influenciam o processo de ensino aprendizagem dos estudantes em EC, por isso, devem ser desenvolvidas estratégias de ensino que permitam assegurar a efetividade no desenvolvimento de competências dos estudantes em EC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aghaei, N., Babamohamadi, H., Asgari, M. R., & Dehghan-Nayeri, N. (2021). Barriers to and facilitators of nursing students’ adjustment to internship: A qualitative content analysis. Nurse Education Today, 99, 104825. https://doi.org.10.1016/j.nedt.2021.104825

Ahmadi, G., Shahriari, M., Keyvanara, M., & Kohan, S. (2018). Midwifery students’ experiences of learning clinical skills in Iran: A qualitative study. International Journal of Medical Education, 9, 64–71. https://doi.org/10.5116/ijme.5a88.0344

Ahmed, W. A., & Mohammed, B. M. (2019). Nursing students’ stress and coping strategies during clinical training in KSA. Journal of Taibah University Medical Sciences, 14(2), 116–122. https://doi.org/10.1016/j.jtumed.2019.02.002

Arias Mosquera, L. Y., Montoya Gallo, L. I., Villegas Henao, A. F., & Rodríguez-Gázquez, M. Á. (2018). Estresores en las prácticas clínicas de los estudiantes de enfermería de una universidad pública en Colombia. Investigación En Enfermería: Imagen y Desarrollo, 20(1), 105. https://doi.org/10.11144/Javeriana.ie20-1.epce

Aslan, H., & Akturk, U. (2018). Nursing education stress levels of nursing students and the associated factors. Annals of Medical of Research, 25(4), 660–666. https://doi.org/10.5455/annalsmedres.2018.06.108

Bernedo-García, M. C., Márquez-álvarez, L., Quiroga-Sánchez, E., Liébana-Presa, C., Arias-Ramos, N., & Fernández-Martínez, E. (2022). Stressor factors, emotional intelligence and engagement during clinical practice in nursing students. Index de Enfermeria, 31(3), e14065. https://discovery.ebsco.com/linkprocessor/plink?id=2c2ee9ed-8822-384a-afe4-ac13a0b79558

Bhurtun, H. D., Turunen, H., Estola, M., & Saaranen, T. (2021). Changes in stress levels and coping strategies among Finnish nursing students. Nurse Education in Practice, 50, 102958. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2020.102958

Bodys-Cupak, I., Scislo, L., & Kózka, M. (2022). Psychosocial de terminants of stress perceived among polish nursing students during their education in clinical practice. International Journal of Environmental Research and Public Health, 19(6), 3410. https://doi.org/10.3390/ijerph19063410

Dasgupta, A., Podder, D., Paul, B., Bandyopadhyay, L., Mandal, S., Pal, A., & Mandal, M. (2020). Perceived stress and coping behavior among future nurses: A cross-sectional study in West Bengal, India. Indian Journal of Community Medicine, 45(2), 204–208. https://doi.org/10.4103/ijcm.IJCM_200_19

Gürdil Yilmaz, S., Yildiz Karadeniz, E., & Dem Lafçi, D. (2022). Clinical-practice stress levels and factors affecting these on first year nursing students. Perspectives in Psychiatric Care, 58(4), 3009–3015. https://doi.org/10.1111/ppc.13070

Leal, I., & Ribeiro, J. P. (2021). Manual de psicologia da saúde. Pactor.

Lewandowska, A., Lewandowski, T., & Laskowska, B. (2018). Education system and exposure to stress and the sense of satisfaction of nursing students. Journal of Education, Health and Sport, 8(2), 127–134. https://doi.org/10.5281/zenodo.1172148

Liu, M., Chan, Y. M., Tee, S., Gu, K., Luo, Z. M., & Wong, T. K. (2019). An iterative approach to enhance the clinical learning experience in Macao nursing education. International Journal of Nursing Sciences, 6(2), 216–220. https://doi.org/10.1016/j.ijnss.2019.01.005

Mazalová, L., Gurková, E., & Štureková, L. (2022). Changes in nursing educational stress and coping strategies: A longitudinal study in the Czech Republic. KONTAKT: Journal of Nursing and Social Sciences Related to Health and Illness, 24(3), 185–191. https://doi.org/10.32725/kont.2022.030

Peters, M. D., Godfrey, C., McInerney, P., Munn, Z., Tricco, A. C., Khalil, H. (2020). Chapter 11: Scoping reviews. In E. Aromataris & Z. Munn (Eds.), JBI manual for evidence synthesis. https://doi.org/10.46658/JBIMES-20-12

Pollock, D., Tricco, A. C., Peters, M. D., Mclnerney, P. A., Khalil, H., Godfrey, C. M., Alexander, L. A., & Munn, Z. (2022). Methodological quality, guidance, and tools in scoping reviews: A scoping review protocol. JBI Evidence Synthesis, 20(4), 1098-1105. https://doi.org.10.11124/JBIES-20-00570

Rabiais, I., & Amendoeira, J. (2013). Educar em enfermagem: Um processo de reflexividade na interação. Cadernos de Saúde, 6, 55-68. https://doi.org/10.34632/cadernosdesaude.2013.2841

Rezaei, B., Falahati, J., & Beheshtizadeh, R. (2020). Stress, stressors and related factors in clinical learning of midwifery students in Iran: A cross sectional study. BMC Medical Education, 20(1), 78. https://doi.org/10.1186/s12909-020-1970-7

Ribeiro, F. M., Mussi, F. C., Pires, C. G., Silva, R. M., Macedo, T. T., & Santos, C. A. (2020). Stress level among undergraduate nursing students related to the training phase and sociodemographic Revista Latino-Americana de Enfermagem, 28, e3209. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3036.3209

Sequeira, C., Carvalho, J. C., Gonçalves, A., Nogueira, M. J., Lluch-Canut, T., & Roldán-Merino, J. (2020). Levels of positive mental health in Portuguese and Spanish nursing students. Journal of the American Psychiatric Nurses Association, 26(5), 483–492. https://doi.org/10.1177/1078390319851569

Serra, A. V. (2011). O stress na vida de todos os dias (3ª ed.). Gráfico de Coimbra.

Suarez-Garcia, J.-M., Maestro-Gonzalez, A., Zuazua-Rico, D., Sánchez-Zaballos, M., & Mosteiro-Diaz, M.-P. (2018). Stressors for Spanish nursing students in clinical practice. Nurse Education Today, 64, 16–20. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2018.02.001

Vieira, M. (2017). Ser enfermeiro: Da compaixão à proficiência (3ª ed). Universidade Católica Editora.

Wielewska, M. K., Godzwon, J. M., Gargul, K., Nawrocka, E., Konopka, K., Sobczak, K., Rudnik, A., & Zdun-Ryzewska, A. (2022). Comparing students of medical and social sciences in terms of self-assessment of perceived stress, quality of life, and personal characteristics. Frontiers in Psychology, 13, 1-6. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.815369

Wu, C.-S., Huang, M.-Z., & Rong, J.-R. (2021). Factors associated with perceived stress of clinical practice among associate degree nursing students in Taiwan. BMC Nursing, 20(1), 89. https://doi.org/10.1186/s12912-021-00602-6

Xiong, W., & Zhu, A. (2023). Psychological experience among internship nurses at different internship stages: A qualitative study. Nursing Open, 10(1), 328–336. https://doi.org/10.1002/nop2.1307

Publicado

2024-06-18

Como Citar

Gomes, J. M. P. A. ., Sousa, S. S. ., & Sá, L. . (2024). Fatores indutores de stress nos estudantes de enfermagem em ensino clínico: Scoping review. Revista De Enfermagem Referência, 6(3), 1–8. https://doi.org/10.12707/RVI23.89.32425

Edição

Secção

Artigos de Scoping Review