Tradução e adaptação de instrumentos sobre prática baseada na evidência para estudantes de enfermagem portugueses

Autores

  • Daniela Filipa Batista Cardoso Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra; Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem; Portugal Centre for Evidence Based Practice: A Joanna Briggs Institute Centre of Excellence, Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0002-1425-885X
  • Adriana Raquel Neves Coelho Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0002-6381-7128
  • Cristina da Costa Louçano Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0003-0719-0452
  • Vítor Sérgio de Oliveira Parola Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0002-0050-5004
  • Manuel Alves Rodrigues Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0003-4506-0421
  • Ellen Fineout-Overholt Universidade do Texas, Austin, Estados Unidos da América https://orcid.org/0000-0002-5436-5561
  • João Luís Alves Apóstolo Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, Portugal Centre for Evidence Based Practice: A Joanna Briggs Institute Centre of Excellence, 3046-851, Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0002-3050-4264

DOI:

https://doi.org/10.12707/RIV19058

Palavras-chave:

estudos de validação, prática clínica baseada em evidências, educação em enfermagem, estudantes de enfermagem

Resumo

Enquadramento: A implementação da pratica baseada na evidencia (EBP) em contextos clínicos e recomendada pelo seu impacto positivo na saúde, contudo, permanece abaixo do desejável. A formação de estudantes de licenciatura em enfermagem em EBP e fundamental, pelo que e crucial haver medidas validas e confiáveis desta aprendizagem.

Objetivo: Traduzir e adaptar transculturalmente para português europeu as escalas EBP Beliefs Scale (EBPB), EBP Implementation Scale for Students (EBPI-S) e Organizational Culture & Readiness for School-wide Integration of Evidence-based Practice Survey for students (OCRSIEP-ES).

Metodologia: Tradução e adaptação transcultural segundo recomendações internacionais. Validação preliminar em estudantes portugueses de licenciatura em enfermagem, provenientes de nove instituições.

Resultados: As versões prefinais dos instrumentos os participantes sugeriram incluir a possibilidade de resposta “não tenho conhecimento suficiente que me permita responder” e aumentar o período de recordação no instrumento EBPI-S. Na fase II participaram 167 estudantes. O α para o EBPB, EBPI-S e OCRSIEP-ES foi 0,854, 0,943 e 0,970, respetivamente.

Conclusão: Os resultados preliminares revelaram uma forte consistência interna. E necessário realizar mais estudos de validação com amostras robustas para testar a confiabilidade e validade dos instrumentos.

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Publicado

2024-05-17

Como Citar

Cardoso, D. F. B., Coelho, A. R. N., Louçano, C. da C., Parola, V. S. de O., Rodrigues, M. A., Fineout-Overholt, E., & Apóstolo, J. L. A. (2024). Tradução e adaptação de instrumentos sobre prática baseada na evidência para estudantes de enfermagem portugueses. Revista De Enfermagem Referência, 4(23), 141–152. https://doi.org/10.12707/RIV19058

Edição

Secção

Artigos de Investigação