Ensino pré-operatório de enfermagem: Impacto na ansiedade da pessoa submetida a cirurgia

Autores

  • Daniela Sofia Carvalho Fernandes Instituto Português de Oncologia de Coimbra, Especialidades Cirúrgicas I, Coimbra, Portugal https://orcid.org/0009-0002-9084-1198
  • Maria Nazaré Ribeiro Cerejo Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0001-7144-4571
  • Marco António Rodrigues Gonçalves Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0001-7342-8145

DOI:

https://doi.org/10.12707/RVI23.118.33206

Palavras-chave:

ensino pré-operatório, enfermagem, ansiedade, cirurgia

Resumo

Enquadramento: Uma cirurgia pode desencadear manifestações de ansiedade. O enfermeiro, mediante a implementação do plano de ensino pré-operatório, poderá desempenhar um papel preponderante na melhoria das respostas de saúde.

Objetivos: Compreender o impacto do ensino de enfermagem pré-operatório, na pessoa submetida a cirurgia; avaliar o nível de ansiedade da pessoa submetida a cirurgia, nos períodos pré e pós-operatórios; identificar a influência de variáveis sociodemográficas e clínicas nos níveis de ansiedade no pós-operatório.

Metodologia: Estudo correlacional, quase experimental. O grupo experimental (n = 33) foi submetido a um plano de ensino pré-operatório de enfermagem e o de controlo (n = 33) seguiu os trâmites em vigor na instituição.

Resultados: Não se verificou diminuição da ansiedade após implementação do plano de ensino pré-operatório. Todavia os doentes sentiram-se melhor informados, enfatizando a importância do ensino na satisfação das suas necessidades informativas.

Conclusão: A ansiedade do doente cirúrgico pode ser influenciada por diversos fatores. O ensino pré-operatório responde às necessidades informativas do doente e indicia ganhos em saúde.

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Publicado

2024-09-09

Como Citar

Fernandes, D. S. C., Cerejo, M. N. R., & Gonçalves, M. A. R. . (2024). Ensino pré-operatório de enfermagem: Impacto na ansiedade da pessoa submetida a cirurgia. Revista De Enfermagem Referência, 6(3), 1–8. https://doi.org/10.12707/RVI23.118.33206

Edição

Secção

Artigos de Investigação