Ensino pré-operatório de enfermagem: Impacto na ansiedade da pessoa submetida a cirurgia
DOI:
https://doi.org/10.12707/RVI23.118.33206Palavras-chave:
ensino pré-operatório, enfermagem, ansiedade, cirurgiaResumo
Enquadramento: Uma cirurgia pode desencadear manifestações de ansiedade. O enfermeiro, mediante a implementação do plano de ensino pré-operatório, poderá desempenhar um papel preponderante na melhoria das respostas de saúde.
Objetivos: Compreender o impacto do ensino de enfermagem pré-operatório, na pessoa submetida a cirurgia; avaliar o nível de ansiedade da pessoa submetida a cirurgia, nos períodos pré e pós-operatórios; identificar a influência de variáveis sociodemográficas e clínicas nos níveis de ansiedade no pós-operatório.
Metodologia: Estudo correlacional, quase experimental. O grupo experimental (n = 33) foi submetido a um plano de ensino pré-operatório de enfermagem e o de controlo (n = 33) seguiu os trâmites em vigor na instituição.
Resultados: Não se verificou diminuição da ansiedade após implementação do plano de ensino pré-operatório. Todavia os doentes sentiram-se melhor informados, enfatizando a importância do ensino na satisfação das suas necessidades informativas.
Conclusão: A ansiedade do doente cirúrgico pode ser influenciada por diversos fatores. O ensino pré-operatório responde às necessidades informativas do doente e indicia ganhos em saúde.
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