Perceção de moradores do Bairro Taka no Município de Benguela sobre a tuberculose pulmonar

Autores

  • Armando Eurico Departamento de Ciências da Saúde, Instituto Superior Politécnico Jean Piaget, Benguela, Angola
  • Bernadete Eurico Departamento de Ciências da Saúde, Instituto Superior Politécnico Jean Piaget, Benguela, Angola

DOI:

https://doi.org/10.51126/revsalus.v8iSupIII.47622

Palavras-chave:

Perceção, Análise, Tendência, Tuberculose pulmonar

Resumo

Introdução: A tuberculose pulmonar (TB) afeta milhões de pessoas, causando um impacto devastador nas comunidades. Apesar de ser prevenível e curável, continua sendo uma das doenças infeciosas mais mortais do mundo. (OPAS, 2025) Em Angola é uma situação que representa um grave problema de saúde pública e doença da pobreza e relacionada ao baixo nível de literacia. (OMS, 2024)

Objetivos: Analisar a perceção de moradores do Bairro Taka no Município de Benguela sobre a tuberculose pulmonar.

Metodologia: Estudo transversal, quantitativo e descritivo, baseado em 70 moradores do Bairro Taka Município de Benguela, abordados de forma casuística com técnica de amostragem não probabilística acidental. Foi aplicado um inquérito de conhecimentos com análise tendencial e integração das respostas incorretas.

Resultados: O sexo feminino teve maioria participação com 57,14%, as idades foram dos 30 a 50 anos, a maioria dos participantes com 71% era Técnico Médio. Em relação à etiologia 48,57%, consideraram a TB uma doença viral e parasitária. Quanto aos indivíduos com maior risco 60% identificou a faixa dos 15 aos 45 anos de idade e que, a maior vulnerabilidade consiste em mulheres grávidas. No âmbito da relevância social da doença 12,86% declararam a tuberculose pulmonar não ser um problema muito sério. Quanto aos sinais e sintomas 12,86% desconhecem os sinais clássicos da tuberculose pulmonar. Os participantes com 47,14% afirmaram que a tuberculose pulmonar se transmite por abraços, partilha de talheres e água contaminada e 2,86% consideram o tratamento a base de antirretrovirais. Para o tratamento, 10% consideram a toma dos medicamentos com leite e 20,01% dos participantes consideram os exames de Pesquisa de Plasmódio, hemograma completo e reação Widal eficazes na deteção do bacilo.

Conclusões: O estudo revelou que, os participantes desconhecem a etiologia da tuberculose pulmonar assim como, desconhecem as situações de riscos e indivíduos vulneráveis, não reconhecem a gravidade da doença e sua relevância social, desconhecem sinais de alerta e formas de transmissão, desconhecem as medidas terapêuticas e formas de diagnóstico. Os participantes têm má perceção sobre a tuberculose pulmonar e isto traduz uma baixa literacia, vulnerabilidade e negligencia com a doença.

Publicado

2026-09-17

Como Citar

Eurico, A., & Eurico, B. (2026). Perceção de moradores do Bairro Taka no Município de Benguela sobre a tuberculose pulmonar. RevSALUS - Revista Científica Internacional Da Rede Académica Das Ciências Da Saúde Da Lusofonia – RACS, 8(SupIII). https://doi.org/10.51126/revsalus.v8iSupIII.47622