Sobre a Revista

Revista Portuguesa de Pedopsiquiatria (RPP) é uma publicação científica da Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e da Adolescência (APPIA). Publica artigos originais, na área da saúde mental da infância e adolescência, nas seguintes vertentes: investigação científica, revisão bibliográfica, exposição e discussão de casos clínicos e resumos críticos de livros ou artigos com particular relevância.

A RPP procura privilegiar a diversidade e multidisciplinaridade, contando com artigos de autores portugueses e estrangeiros sobre psicopatologia na infância e adolescência, intervenções psicoterapêuticas e psicofarmacológicas, desenvolvimento psicoafectivo, promoção em saúde mental e adaptação à doença, bem como temas relacionados com o contexto familiar, comunitário e cultural.

A primeira edição da RPP foi publicada em dezembro de 1990, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e até à data foram publicados 45 números, em geral com uma periodicidade bianual. A pandemia COVID teve um impacto significativo no funcionamento da APPIA, e implicou uma interrupção na regularidade da sua publicação, que foi retomada no segundo semestre de 2023. 

A apresentação pública da RPP decorreu no I Encontro da Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e da Adolescência, tendo sido feita por Coimbra de Matos, que foi o seu Diretor até 2003. Posteriormente, e até 2014, foi dirigida por Maria Luís Borges de Castro, que deu continuidade ao projeto inicial, dinamizando não só a edição da RPP, mas também a organização regular dos Colóquios da Revista. Pedro Pires foi Diretor entre 2014 e 2017, e seguidamente, até 2023, a Direção foi assumida por Paula Pinto de Freitas, que promoveu a informatização da RPP e a sua colocação no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, com melhoria significativa da sua acessibilidade.

Atualmente a RPP tem como Diretora Teresa Goldschmidt, e como Diretoras-Adjuntas Ana Margarida Moreira, Inês Barroca e Maria do Carmo Santos.