Utilização de smartphones por estudantes de enfermagem na prática clínica
Protocolo de uma Scoping Review
DOI:
https://doi.org/10.48492/servir0210.35643Palavras-chave:
Aprendizagem, Tecnologia sem Fio, Estudantes de enfermagem, Smartphone, EnsinoResumo
Introdução: Os smartphones tiveram um grande impacto nos cuidados de saúde e na educação, incluindo a enfermagem, resultado da COVID-19. Tal conduziu a métodos de aprendizagem mais flexíveis e inovadores. No entanto, é necessário compreender o impacto e a extensão da utilização de smartphones no ensino teórico e clínico.
Objetivo: Explorar e mapear a evidência sobre como os estudantes de enfermagem utilizam os smartphones na prática clínica, centrando-se no seu papel como estratégia alternativa ou de apoio ao processo de ensino-aprendizagem.
Métodos: Orientado pela metodologia do Instituto Joanna Briggs para scoping reviews, serão pesquisadas bases de dados eletrónicas relevantes e literatura cinzenta, utilizando termos como "utilização de smartphones", "estudantes de enfermagem", "prática clínica" e "processo de ensino-aprendizagem". A revisão incluirá diferentes desenhos de estudo, incluindo investigação quantitativa, qualitativa e de métodos mistos e revisões sistemáticas.
Resultados: Espera-se que os resultados contribuam para explorar as formas multifacetadas como os estudantes de enfermagem utilizam os smartphones em contextos clínicos, centrando-se na identificação de potenciais benefícios, desafios e resultados associados à sua utilização.
Conclusão: Os achados poderão contribuir para melhorar os métodos de ensino, aumentar a participação dos estudantes e enfrentar os desafios da aprendizagem à distância, assim como identificar lacunas e orientar investigação futura. Este protocolo está registado no Open Science Framework.
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