Sobre a Revista

Âmbito e Política Editorial:

A Servir, (ISSN 0871-2379 , eISSN  2184-5697) é uma publicação científica, com revisão por pares, propriedade da Associação Católica dos Profissionais de Enfermagem e Saúde (ACPES). É editada pela ACEPS e sediada em Lisboa, tem publicação periódica quadrimestral (ocorrendo edições especiais suplementares, sempre que tal se considerar oportuno).

A revista Servir é disponibilizada em formato eletrónico, adota, desde 2019, uma política de acesso livre /aberto (open access), permitindo o acesso gratuito a todo o conteúdo publicado, sem qualquer tipo de embargo ou encargo.

A política editorial da revista visa contribuir para o desenvolvimento e disseminação do conhecimento científico teórico e empírico nas áreas da enfermagem e da saúde, adotando sempre que possível uma natureza transdisciplinar.

Para permitir a transferência de saberes científicos e técnicos para o mundo real do quotidiano dos académicos, dos profissionais e do cidadão comum é requisito que todos os artigos sejam originais e cientificamente relevantes.

São aceites para publicação, artigos científicos e técnicos e artigos de revisão, realizados com rigor metodológico e com potencial de contribuir para o desenvolvimento áreas científicas das ciências da vida e da saúde. Os artigos submetidos deverão conter dados originais, não ter ainda, sido objeto de publicação (parcial ou integral) e não estar em processo atual de avaliação editorial por parte de outro periódico. Tem uma extensão internacional, possibilitando a publicação em formato bilingue, em português e inglês sendo obrigatória a versão em português. É aconselhado aos autores que submetam os seus artigos a serviços de tradução especializados.

A revista Servir subscreve os requisitos propostos pelo International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) para a apresentação de artigos científicos a revistas com arbitragem científica.

A utilização do conteúdo da revista Servir por terceiros rege-se pelos termos de uma licença “Creative Commons” que possibilita a sua utilização sem fins comerciais, desde que as referências utilizadas sejam devidamente citadas.

A forma adequada de citação da revista em referências bibliográficas é Servir.

A política editorial segue os critérios do Directory of Open Access Journals – DOAJ, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor.

O processo de revisão é integralmente gerido em sistema de double blind review, preservando a identidade dos revisores e dos autores.

Histórico da Revista:

A revista Servir iniciou a sua publicação em 1952. Desde então, regozija-se de contribuir para a divulgação e discussão científica e técnica das áreas da enfermagem e da saúde, com especial relevo no contexto luso-brasileiro.

Os artigos da revista SERVIR encontram-se na PubMed, indexados pela Medline desde 1984 a 2013 (NLM ID: 860174)

Editor da revista Servir:

Associação Católica dos Profissionais de Enfermagem e Saúde (ACPES). Instituída em 1948, a ACEPS é uma Associação Profissional, sem fins lucrativos ao serviço do desenvolvimento da disciplina e profissão de Enfermagem e da atualização contínua dos enfermeiros e de outros profissionais da saúde.  Visa ainda apoiar a produção e divulgação do conhecimento científico da área da enfermagem e da saúde em geral.

Identificação e contactos dos responsáveis:

Nome da pessoa responsável: Maria Madalena Jesus Cunha Nunes

Cargo / Função: Diretor / Editor Chefe da Revista Servir;

 Presidente Nacional da Associação Católica dos Profissionais de Enfermagem e Saúde (ACPES).

 

Contacto telefónico - Telem: 918237156

email da revista: servir1952@gmail.com