A influência dos centros de explicações: sistema social de educação não superior de Macau em tempos de crise pandémica de covid-19

Autores

  • Alberto Pablo Universidade Politécnica de Macau (UPM), Macau — China

DOI:

https://doi.org/10.7458/SPP202410431171

Palavras-chave:

Macau, educação-sombra, pandemia, globalização, localização

Resumo

Este artigo procura contribuir para estudar a proliferação em Macau, nos últimos anos, da chamada “educação-sombra” no sistema educativo não superior, e a sua singular reação à crise pandémica de covid-19. Trata-se de uma indústria reunindo hoje 558 empresas com alvará legal para 77 escolas que, incluindo apenas 10 públicas, recebem cerca de 75.000 alunos, dos quais 96% a frequentar instituições privadas. A nossa investigação, apoiada num inquérito distribuído entre 90 alunos residentes permanentes de Macau que frequentaram “centros de explicação”, destaca a grande expansão da “educação-sombra” enquanto fenómeno social ligado, duplamente, às disfunções da escola e à estrutura do mercado de trabalho da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM). Este estudo permite ainda concluir que, apesar da sua difusão à escala global, a multiplicação de espaços de explicação é sobretudo um processo de localização, como se consegue comprovar pela sua especial capacidade de continuar a prosperar apesar dos devastadores efeitos da pandemia na economia de Macau, em especial entre pequenas e médias empresas dependentes do turismo e nos setores mais expostos à globalização.

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Publicado

2024-03-22

Edição

Secção

Artigos