Discurso sobre a família ideal da geração Z em famílias vítimas de violência doméstica
DOI:
https://doi.org/10.7458/SPP202510835980Palavras-chave:
família ideal, parceiro ideal, pais ideais, geração Z, violência domésticaResumo
Este estudo teve como objetivo explorar o discurso sobre as famílias e os parceiros ideais entre os membros da geração Z em famílias vítimas de violência doméstica. Foi utilizado um método qualitativo, com entrevistados da geração Z em famílias que sofreram violência doméstica. O estudo revelou que a geração Z possui discursos sobre famílias e parceiros ideais, que são descritos como famílias que respeitam os direitos e obrigações uns dos outros, criam felicidade, aceitam os parceiros como são e promovem uma postura afetuosa. Este estudo conclui que o discurso sobre as famílias ideais entre a geração Z é influenciado pelas redes sociais, que desempenham um papel importante no seu quotidiano. O discurso sobre a família e o parceiro ideais das mulheres da geração Z centra-se em aspetos económicos, psicológicos, de igualdade de género, conforto, apoio do parceiro e independência. Em contrapartida, os homens da geração Z centram-se no conforto, no apoio à carreira e no desenvolvimento pessoal, sem reduzir a proximidade emocional.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Siti Mas'udah

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
