Deficiência e inclusão social: os percursos da lesão medular em Portugal

Auteurs

  • Fernando Fontes Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
  • Bruno Sena Martins Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

DOI :

https://doi.org/10.7458/SPP2015773293

Mots-clés :

Deficiência, Lesão Medular, Reabilitação, Inclusão Social

Résumé

O presento artigo procura contribuir para um questionamento cultural e sociopolítico da deficiência, através de uma análise dos percursos biográficos de pessoas que viram as suas vidas marcadas por uma lesão medular. Partindo de uma extensiva recolha de testemunhos de pessoas com lesão medular em diferentes momentos dos seus processos de reabilitação, procura-se compor um retrato que mapeie alguns dos desafios centrais que se colocam à sua inclusão social. Assim, através de uma análise que convoca, igualmente, as perspetivas dos atores institucionais e das famílias, procura-se refletir sobre o modo como os percursos dos lesionados medulares refletem a situação de exclusão social amplamente vivida pelas pessoas com deficiência em Portugal.

Bibliographies de l'auteur

Fernando Fontes, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

Investigador do Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra. Doutorado em Sociologia e Políticas Sociais pela Universidade de Leeds, Reino Unido.

Bruno Sena Martins, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

Investigador do Centro de Estudos Socais da Universidade de Coimbra. Coordenador do Núcleo de Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe). Coordenador executivo do Programa de Doutoramento "Human Rights in Contemporary Societies".

Téléchargements

Publiée

2014-11-28

Numéro

Rubrique

Artigos