Informalidade, estabilidade e precaridade: uma análise sequencial das trajetórias profissionais ao longo das últimas décadas

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7458/SPP2017849382

Mots-clés :

Trajetórias profissionais, percurso de vida, precariedade, informalidade

Résumé

A imprevisibilidade dos percursos profissionais na era do capitalismo pós-fordista é uma problemática amplamente discutida na sociologia contemporânea. Partindo da segunda metade do século XX, o artigo contextualiza a discussão no contexto português. Mobilizando o conceito de trajetória profissional, desenvolvido a partir da análise sequencial às trajetórias de portugueses de três coortes etárias, oferece-se uma tipologia dos percursos que articula modalidades contratuais e atividade profissional. Os resultados revelam ampla variedade de trajetórias e a segmentação entre percursos com diferentes graus de vulnerabilidade contratual.

Biographie de l'auteur

Vasco Ramos, ICS-ULisboa

Doutorado em Sociologia pela Universidade de Lisboa (2015). Assistente de Investigação no ICS-ULisboa (desde 2009). colaborando em projetos nacionais e internacionais sobre trajectórias familiares e redes sociais. desigualdades sociais, políticas de família. Membro do Observatório das Famílias e das Políticas de Família (OFAP).

Téléchargements

Publiée

2017-03-31

Numéro

Rubrique

Artigos