Para um construtivismo social realista
DOI:
https://doi.org/10.7458/SPP2012701208Resumo
O construtivismo social tem sido muitas vezes visto como incompatível com abordagens realistas do mundo social. Este artigo defende que o realismo crítico é totalmente compatível com versões moderadas do construtivismo social e que, de facto, lhe fornece maior suporte ontológico do que as abordagens antirrealistas, frequentemente associadas a versões mais extremas do construtivismo social. O artigo demonstra esta teoria oferecendo uma descrição realista de como o discurso pode sustentar processos de construção social. Este argumento é, assim, aplicado ao caso do sujeito, numa proposta enquadrada como crítica da descrição performativa do sujeito de Judith Butler.Downloads
Publicado
2012-10-30
Edição
Secção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.