Ciganos portugueses: escola e mudança social

Autores

  • Maria Manuela Mendes Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (Cies_Iscte) e FAUL, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal
  • Olga Magano Universidade Aberta; Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (Cies_Iscte), Lisboa, Portugal
  • Ana Rita Costa Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA), Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.7458/SPP20209313546

Palavras-chave:

ciganos portugueses, educação, desigualdades educativas, etnografia, escolas

Resumo

O cumprimento da escolaridade obrigatória, o sucesso e o controlo do abandono escolar estão longe de ser metas atingidas em Portugal para as crianças e jovens ciganos. Atualmente está mais clara a importância da escolarização, seja do ponto de vista do estado, regulador do acesso de todos ao sistema de ensino público, seja por parte das famílias, que reconhecem a sua importância como recurso essencial para uma cidadania efetiva. Neste artigo, através de uma abordagem etnográfica, são evidenciadas, por um lado, a continuidade de reprodução de desigualdades sociais em relação aos ciganos portugueses e, por outro, os processos de mudança em curso que mostram que, face à escola, os ciganos experienciam desafios, enfrentando mudanças provindas de dentro e de fora da escola.

Downloads

Publicado

2020-03-10

Edição

Secção

Artigos