Políticas públicas para a cultura e a gestão dos equipamentos teatrais: o Teatro Nacional D. Maria II em Lisboa

Autores

  • Vera Borges Iscte — Instituto Universitário de Lisboa, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), ICS-UL, Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.7458/SPP20219517203

Palavras-chave:

políticas públicas para a cultura, equipamentos culturais, trajetórias de carreira individuais e organizacionais

Resumo

Este artigo apresenta as linhas gerais dos paradigmas das políticas públicas europeias para a cultura, e discute quais são as novas missões e geografias dos equipamentos culturais. Um breve snapshot de trabalho sociológico recente contribui para ilustrar as relações microdinâmicas das trajetórias individuais de carreira e das organizações culturais. Mostra-se a cultura como ferramenta produtiva capaz de revelar não só as motivações intrínsecas e os recursos pessoais dos atores envolvidos, como também as implicações destes enquanto agentes produtores da visão do mundo inerente às políticas públicas.

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Publicado

2020-10-22

Edição

Secção

Artigos