A integração dos venezuelanos na Colômbia: discurso dos líderes migrantes em Bogotá e Cúcuta
DOI:
https://doi.org/10.7458/SPP20209417249Palavras-chave:
imigração, imaginário, integração, Venezuela, ColômbiaResumo
Como resultado da crise que a Venezuela enfrenta, milhares de cidadãos venezuelanos entraram na Colômbia; um movimento migratório que coloca uma série de desafios tanto para o governo como para a sociedade civil. Este artigo analisa a configuração do imaginário social da integração dos imigrantes venezuelanos, com base em entrevistas a oito líderes imigrantes baseados nas cidades de Bogotá e Cúcuta. O imaginário é analisado a partir dos conceitos axiais do trabalho de M. A. Baeza e a integração como um processo em três níveis a partir da abordagem de F. Aliaga Saéz. Foi realizada uma análise hermenêutica dos discursos e no corpus foram identificados os campos semânticos que os líderes descrevem como aspectos chave para promover o processo de integração: necessidade de orientação e informação, para atender à precariedade e informalidade laboral, a ligação entre Colômbia e Venezuela, para caracterizar a população imigrante, sensibilização perante o fenómeno e evitar situações de conflito.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.