Perfis de avaliação nas organizações do terceiro setor: implicações diferenciadas na aprendizagem organizacional

Autores

  • Mónica Lopes Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.7458/SPP20229920622

Palavras-chave:

organizações do terceiro setor, avaliação, accountability, aprendizagem organizacional

Resumo

Este artigo explora padrões de representações e práticas de avaliação nas organizações do terceiro setor (OTS) no quadro das relações de accountability. A estratégia de pesquisa assenta na análise interpretativa de entrevistas com 45 atores sociais dos campos da avaliação e do terceiro setor, e na aplicação de um inquérito por questionário a representantes de 575 OTS a operar em Portugal. A análise permite ponderar a implicação e relevância de uma diversidade de variáveis associadas quer ao ambiente interno, quer ao contexto institucional, na configuração das conceções e práticas de avaliação, e aferir sobre as barreiras e fatores potenciadores do papel da avaliação no reforço da missão das organizações. A composição de quatro perfis de avaliação distintos, a partir de procedimentos estatísticos exploratórios, e suas implicações diferenciadas na aprendizagem organizacional, permite lançar pistas importantes para a (re)definição das políticas públicas para o setor.

Downloads

Publicado

2022-05-04

Edição

Secção

Artigos