Perfis de avaliação nas organizações do terceiro setor: implicações diferenciadas na aprendizagem organizacional
DOI:
https://doi.org/10.7458/SPP20229920622Palavras-chave:
organizações do terceiro setor, avaliação, accountability, aprendizagem organizacionalResumo
Este artigo explora padrões de representações e práticas de avaliação nas organizações do terceiro setor (OTS) no quadro das relações de accountability. A estratégia de pesquisa assenta na análise interpretativa de entrevistas com 45 atores sociais dos campos da avaliação e do terceiro setor, e na aplicação de um inquérito por questionário a representantes de 575 OTS a operar em Portugal. A análise permite ponderar a implicação e relevância de uma diversidade de variáveis associadas quer ao ambiente interno, quer ao contexto institucional, na configuração das conceções e práticas de avaliação, e aferir sobre as barreiras e fatores potenciadores do papel da avaliação no reforço da missão das organizações. A composição de quatro perfis de avaliação distintos, a partir de procedimentos estatísticos exploratórios, e suas implicações diferenciadas na aprendizagem organizacional, permite lançar pistas importantes para a (re)definição das políticas públicas para o setor.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.