A arte para lá do contexto: uma abordagem sociológica da singularidade na criação cultural
DOI:
https://doi.org/10.7458/SPP20219521274Palavras-chave:
arte, sociologia, singularidade, textualidadeResumo
O artigo defende que a arte também existe para além do seu contexto. Claro que existe num determinado contexto; não obstante, vai além. De um lado, porque cada obra artística representa por si própria uma certa estrutura, que deve ser analisada como tal. Do outro, ela não pode ser restituída apenas a partir do ponto de vista contextual. Precisamos, assim, de um duplo diálogo: entre as ciências sociais e os estudos artísticos, e entre as ciências sociais e as artes. Um diálogo no sentido de Bakhtine, isto é, que reconhece a pluralidade das vozes em presença e recusa atribuir a qualquer delas uma posição de autoridade absoluta. Se queremos apreender a singularidade e a textualidade de cada obra de arte, em todos os seus aspetos e consequências, temos de deixar que essas características da arte penetrem e alimentem a teoria e a pesquisa sociológica; e que o façam não apenas como objetos de estudo, mas também como fatores de conhecimento e interpretação.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.