Causas micro e macrossociológicas de atrocidades violentas
DOI:
https://doi.org/10.7458/SPP2013712327Resumo
Uma forma de crueldade surge de grupos sociais unidos ritualmente, onde a moralidade altruísta não ultrapassa as fronteiras e limites de cada um, e a deliberada crueldade pública para com os inimigos é um ritual de solidariedade de grupo. Demonstrações públicas ritualizadas de crueldade sobre vítimas indefesas estão fortemente institucionalizadas em sociedades que combinam uma estratificação hierárquica com uma pertença de grupo fortemente ritualizada. A crueldade volta na sua segunda forma, a insensibilidade burocrática, através da estrutura impessoal da guerra moderna e do exercício do poder organizacional.Downloads
Publicado
2013-02-07
Edição
Secção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
