“Matei-o”. Homicídio conjugal cometido por mulheres portuguesas: uma análise criminológica qualitativa
DOI:
https://doi.org/10.7458/SPP20229924134Palavras-chave:
violência doméstica, homicídio conjugal, mulheres reclusas, investigação qualitativaResumo
O artigo apresenta os resultados de um estudo qualitativo realizado com 14 mulheres em cumprimento de pena de prisão em Portugal, pelo homicídio dos seus (ex-)companheiros. Com o objetivo de analisar a possível relação entre a prática de homicídio e um historial prévio de violência doméstica, entre outros fatores, foram desenvolvidas entrevistas em profundidade e examinados os seus processos individuais. Os resultados sugerem que estas mulheres vivenciaram vários fatores de risco para a ocorrência de violência doméstica e homicídio conjugal, embora os seus motivos para cometer o crime fossem diversos. Foi possível verificar que a presença de um historial comprovado de violência doméstica reduziu a dosimetria das sentenças.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.