O duplo encargo das professoras durante a pandemia: superar os desafios e o dilema entre carreira e família

Autores

  • Priyono Tri Febrianto Faculty of Education, Universitas Trunojoyo Madura, Indonesia
  • Siti Mas'udah Department of Sociology, Faculty of Social and Political Sciences, Universitas Airlangga, Indonesia
  • Lutfi Apreliana Megasari Department of Sociology, Faculty of Social and Political Sciences, Universitas Airlangga, Indonesia

DOI:

https://doi.org/10.7458/SPP202210025246

Palavras-chave:

pandemia de Covid-19, professoras, igualdade de género, família

Resumo

 A doença do coronavírus de 2019 (Covid-19) desafiou os educadores, especialmente as professoras, uma vez que elas suportaram o duplo encargo de serem simultaneamente professoras e esposas. Este estudo articula as experiências de ensino online de mulheres indonésias que trabalham como professoras do ensino básico. Além disso, o estudo explora estratégias implementadas por estas professoras para ultrapassar esta dicotomia carreira-família. Realizado na província indonésia de Java Oriental, este estudo descritivo de método misto pesquisou 347 professoras casadas, 212 das quais têm filhos em idade escolar. Os resultados mostraram que o ensino online domiciliário criou encargos adicionais para as professoras e que estas tiveram uma sobrecarga de trabalho resultante deste duplo papel social, ainda mais acentuada pela expectativa de deveres domésticos que são principalmente impostos às mulheres. Foram implementadas várias estratégias, incluindo a gestão do tempo, envolvimento dos seus maridos nas tarefas domésticas — que reforçaram o seu apoio social —, e simultaneamente o ensino dos seus próprios filhos juntamente com os seus alunos. Por conseguinte, são necessárias negociações do casal relativamente à divisão de papéis para alcançar a igualdade de género no seio das estruturas familiares.

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Publicado

2022-10-06

Edição

Secção

Artigos