Um olhar sociológico sobre a “prova” da crise e da austeridade junto dos mais velhos

Autores

  • Patricia Coelho Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, Faro, Portugal
  • José de São José Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, Faro, Portugal; Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH)
  • João Eduardo Martins Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, Faro, Portugal; Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH)

DOI:

https://doi.org/10.7458/SPP202310125474

Palavras-chave:

crise/austeridade, pessoas idosas, práticas familiares, “prova”

Resumo

O combate à crise introduziu a austeridade em Portugal e na União Europeia. Este artigo conceptualiza a crise e a austeridade como uma “prova” e revela o modo como esta se manifestou na vida dos mais velhos. Pouco se sabe sobre esta problemática, inclusivamente no que concerne à realidade portuguesa. Através de uma abordagem biográfica/narrativa junto de uma amostra de 28 pessoas mais velhas (65 ou mais anos de idade), de nacionalidade portuguesa, residentes em Faro, concluiu-se que a “prova” se manifestou numa contradição entre a velhice realmente vivida e a velhice esperada/idealizada, cujos contornos variam em função dos perfis sociológicos.

Downloads

Publicado

2023-03-21

Edição

Secção

Artigos