Astroturfing e debate político espanhol nas redes sociais: um estudo de caso

Autores

  • Sergio Arce-García Universidad Internacional de la Rioja, La Rioja, España
  • Elias Said-Hung Universidad Internacional de la Rioja, La Rioja, España

DOI:

https://doi.org/10.7458/SPP202210025549

Palavras-chave:

redes sociais, debate político, manipulação, astroturfing

Resumo

O objetivo do trabalho é estimar a utilização do astroturfing, como estratégia para promover debates políticos em Espanha, por meio do Twitter. Um total de 89.528 twits associados ao debate gerado em torno das férias do primeiro vice-presidente e da ministra da igualdade do governo da Espanha, Pablo Iglesias e Irene Montero, são coletados e analisados entre 14 e 20 de agosto de 2020. O caso estudado permite ver um cenário político não eleitoral onde mensagens baseadas em astroturfing e nanoinfluenciadores são expostas, capazes de distribuir, amplificar e inundar redes sociais, como o Twitter, com conteúdo desinformativo e confrontacional.

Publicado

2022-10-06

Edição

Secção

Artigos