O intelectual engagé dos movimentos sociais
DOI:
https://doi.org/10.7458/SPP2013732808Resumo
Considerando tanto as continuidades e descontinuidades sócio-históricas, políticase culturais, como também as constantes metamorfoses na esfera pública, este trabalhopretende uma análise comparativa entre o impacto multidimensional da críticados intelectuais dos anos 60 e 70 e a primeira década dos anos 2000. Irá, deste modo,averiguar se subsistem algumas nuances do engagement dos intelectuais dos movimentossociais dos anos 60/70 no papel do intelectual hodierno face às crises emergentesde índole cultural, social, político-económica, que—embora motivadas porpúblicos, interesses e contextos diferentes—tendem a ter algumas características econtornos em comum. Este trabalho ambiciona perceber (1) se os intelectuais recuperaram a sua voz, até agora adormecida, na esfera pública, (2) se têm vindo acontribuir com alternativas socioculturais e políticas e, até mesmo, (3) se têm vindo afomentarumfórum de comunicação com o intuito de instigar alternativas à alternativaimposta pelo sistema.Downloads
Edição
Secção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.