A eutanásia em Portugal e no Reino Unido: uma análise comparativa de atitudes
DOI:
https://doi.org/10.7458/SPP202510734619Palavras-chave:
eutanásia, morte assistida, atitudes, valores europeus, modernizaçãoResumo
Este estudo utiliza dados do European Values Study para comparar as atitudes dos portugueses e dos britânicos face à eutanásia, analisando como as características sociodemográficas, as crenças religiosas e a orientação política estão associadas às atitudes. Os resultados mostram que os britânicos têm uma justificação média superior em 1,69 pontos (escala Likert de 1 a 10). As mulheres apresentam uma justificação média de 5,97 (DP = 3,16) e os homens de 5,81 (DP = 3,12), tendo os participantes dos 45-54 anos a maior justificação da prática (6,32) e os indivíduos com ³75 anos a menor (5,25). As variáveis com relações significativas com a justificação da eutanásia são a idade (negativa), o nível de escolaridade (positiva), e o país.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Bruno Frutuoso Costa

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.