Memórias de um tempo de lazer, consumo e alegria: um estudo etnográfico sobre uma casa de idosos no Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.7458/SPP202510838027Palavras-chave:
memória coletiva, cultura do consumo, etnografia, distinção social, lazer e sociabilidadeResumo
Este artigo apresenta um estudo etnográfico, realizado em um residencial de alto padrão no Rio de Janeiro, cujo objetivo foi analisar as memórias de 27 idosos (nascidos entre 1924 e 1952), pertencentes à elite urbana brasileira, sobre suas práticas de lazer, consumo e sociabilidade no período de 1930 a 1970. Com base nas observações do trabalho de campo, as narrativas dos idosos foram interpretadas como representações coletivas moldadas pelos processos de modernização, industrialização e expansão dos meios de comunicação de massa. Os depoimentos evidenciam como eletrodomésticos, automóveis, viagens, moda, mídias e estratégias publicitárias se tornaram marcadores simbólicos de distinção social, projetando um imaginário de prosperidade e progresso.
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