Memórias de um tempo de lazer, consumo e alegria: um estudo etnográfico sobre uma casa de idosos no Rio de Janeiro

Autores

  • Isabel Feix Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, Portugal
  • Everardo Rocha Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7458/SPP202510838027

Palavras-chave:

memória coletiva, cultura do consumo, etnografia, distinção social, lazer e sociabilidade

Resumo

Este artigo apresenta um estudo etnográfico, realizado em um residencial de alto padrão no Rio de Janeiro, cujo objetivo foi analisar as memórias de 27 idosos (nascidos entre 1924 e 1952), pertencentes à elite urbana brasileira, sobre suas práticas de lazer, consumo e sociabilidade no período de 1930 a 1970. Com base nas observações do trabalho de campo, as narrativas dos idosos foram interpretadas como representações coletivas moldadas pelos processos de modernização, industrialização e expansão dos meios de comunicação de massa. Os depoimentos evidenciam como eletrodomésticos, automóveis, viagens, moda, mídias e estratégias publicitárias se tornaram marcadores simbólicos de distinção social, projetando um imaginário de prosperidade e progresso.

Publicado

2025-07-30

Edição

Secção

Artigos