Homogamia, distância global e educativa entre os cônjuges

Autores

  • Alda Botelho Azevedo

DOI:

https://doi.org/10.7458/SPP2015797112

Resumo

Este artigo analisa se o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) pode fazer parte de uma tentativa de o adulto fazer convergir o seu nível educativo com o do cônjuge. Tomando como ponto de partida o referencial teórico sobre a escolha do cônjuge e a homogamia, foram aplicados 289 questionários a adultos em processo RVCC, em Lisboa, em 2009. As trajetórias escolares e familiares dos adultos foram reconstruídas para analisar a distância global e educacional entre os cônjuges. A análise dos dados mostrou que, apesar da prevalência da homogamia na população estudada, a presença de casos atípicos enfatiza a relevância do estudo da heterogamia. Quando há diferença no nível educacional dos cônjuges, o adulto em processo de RVCC vai aproximar-se do seu cônjuge. Nos casais homogâmicos, o processo de RVCC faz sobressair a escolarização da população feminina, ou seja, a hipogamia educacional.

Downloads

Publicado

2015-07-06

Edição

Secção

Artigos