Caminhos limitados ou mobilidade bloqueada? A mobilidade socioprofissional dos imigrantes brasileiros em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.7458/SPP2011677758Resumo
Apesar de haver em Portugal uma longa tradição de estudos sobre migrações, a análise específica da mobilidade socioprofissional dos imigrantes tem sido alvo de reduzida atenção. Este texto, baseado num inquérito a 1398 imigrantes brasileiros realizado em 2009, pretende aprofundar essa temática, observando os seus padrões de inserção em três momentos: antes da migração, à chegada e no momento da inquirição. As principais questões em debate são avaliar se as trajectórias de mobilidade ascendente existem mas são limitadas, como tem sido sugerido pela investigação disponível; se é apropriado falar em bloqueios a esses percursos; e se existem factores que os podem influenciar. Os resultados apontam para trajectórias ascendentes limitadas, embora a consideração do ano de chegada e de algumas características dos imigrantes permita antever trajectos mais positivos.Downloads
Publicado
2016-02-15
Edição
Secção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.