A estrutura social da desigualdade europeia: uma perspetiva multidimensional
DOI:
https://doi.org/10.7458/SPP2016818798Palavras-chave:
desigualdades, Europa, rendimento, educação, classeResumo
O objetivo deste artigo é apresentar alguns contributos para a compreensão das desigualdades sociais na Europa atual. Analisam-se as desigualdades distributivas de recursos económicos e educativos assim como as desigualdades categoriais entre estados nacionais e entre classes sociais. A fonte de informação empírica foi o European Social Survey 2012. Foi possível calcular decis europeus de rendimentos, construir uma matriz de segmentos classe-país, e analisar as interseções dessa matriz estrutural com as distribuições de rendimentos e escolaridades. Os resultados revelam graus elevados de desigualdade distributiva na Europa. Mostram também as configurações estruturais assumidas na Europa pelas interseções de desigualdades distributivas e categoriais.Downloads
Publicado
2016-06-07
Edição
Secção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.