O turismo no desenvolvimento regional e o seu financiamento

Autores

  • Mafalda Sofia Martins Nascimento ISCE
  • António Alberto da Cunha Abrantes Instituto Superior de Ciências Educativas (ISCE)
  • Nascimento Ferreira da Costa Instituto Superior de Ciências Educativas (ISCE)

DOI:

https://doi.org/10.57883/thij3(1)2014.30137

Palavras-chave:

Turismo, Desenvolvimento Regional, Recursos Endógenos, Fomento, Financiamento

Resumo

O turismo tem vindo a ser um meio de geração de riqueza e um motor de desenvolvimento regional, especialmente em espaço rural, através da utilização e valorização dos recursos endógenos. O artigo procura entender, a relação entre o turismo e o desenvolvimento regional, conhecer os atores intervenientes neste desígnio, as linhas que têm vindo a ser seguidas, os objetivos prosseguidos e os instrumentos de financiamento disponíveis para tal. São envolvidos neste estudo os vários aspetos relevantes para a problemática, como sendo a vertentes económica, demográfica, social, cultural, ambiental e turística. Procurou-se ainda colocar em perspetiva as vantagens, desvantagens e fatores a ter em conta no delineamento das estratégias. Por fim, considerou-se pertinente realizar uma entrevista a uma entidade voltada para o turismo mas que assume a aposta no desenvolvimento regional - a Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte (ADIRN) -, com o objetivo de compreender e conhecer a forma de atuação destas entidades em termos operacionais. O turismo constitui um fator determinante na redistribuição mais equitativa da riqueza entre as várias regiões e na qualidade de vida das populações recetoras, pelo desenvolvimento que potencia. Na base deste desenvolvimento deve estar uma visão comum da função do território-região e a assunção de uma estratégia e governança partilhada por todos os atores, institucionais e empresariais, com base local.

Neste contexto, as entidades locais e regionais, sejam elas públicas, privadas ou associativas do turismo, assumem um papel decisivo no planeamento e no fomento regional da atividade turística.

Referências

ADIRN (2013). Adirn. Retirado de http://www.adirn.pt/

Cunha, L. (2013). Economia e política do turismo (3ª ed.). Lisboa: Lidel.

Cunha, L. & Abrantes, A. (2013). Introdução ao turismo (5ª ed.). Lisboa: Lidel.

Decreto-Lei nº. 327/82, de 16 de agosto. Diário da República – 1ª Série.

INTERREG (2013). INTERREG. Retirado de http://www.interreg4c.eu/ programme/

FEDER (2007). Legislation summaries. Retirado de http://europa.eu/legislation _summaries/employment _and_social _policy/job_creation_measures/l60015_pt.htm

IFAP (2007). IFAP. Retirado de http://www.ifap.min-agricultura.pt/ portal/ page/portal/ifap_publico/ GC_drural

Lourenço, E. C. P. (2010). Autarquias e turismo - estratégias e programação para a geração de dinâmicas de desenvolvimento local: o caso da golegã. Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento de Produtos de Turismo Cultural. Escola Superior de Gestão de Tomar, Instituto Politécnico de Tomar, Tomar.

Moreira, C. (2012). Lazer, animação turística e desenvolvimento local. In R. Jacinto, Patrimónios, territórios e turismo cultural (pp. 77-104). Lisboa: Âncora Editora.

Moreira, F.J. (1994). O turismo em espaço rural: enquadramento e expressão geográfica em Portugal. Centro de Estudos Geográficos, Universidade de Lisboa: Estudos Gerais, B8.

OCDE (2009). The Impact of culture on tourism. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.

POPH (2013). POPH. Retirado de http://www.poph.qren.pt/

PRODER (2012). PRODER. Retirado de http://www.proder.pt/

PROVERE (2008). PROVERE Retirado de http://www.incentivos.com.pt/ concursos/programa-de-accoes-provere

QCA (2011). QCA. Retirado de http://www.qca.pt/n_qca/estrutura.asp

QREN (2010). QREN. Retirado de http://www.qren.pt/np4/qren

Regulamento (CE) nº. 105/2007, de 1 de fevereiro. Instituição de uma Nomenclatura Comum das Unidades Territoriais Estatísticas (NUTS).

Ribeiro, J.C. & Vareiro, L.C. (2007). Turismo e desenvolvimento regional: o espaço rural como destino turístico. Escola de Economia e Gestão, Universidade do Minho.

Rodrigues, A. (2003). A engenharia turística como factor de desenvolvimento regional: alguns conceitos e aplicações. Nova Economia e Desenvolvimento Regional, Actas do IX Encontro Nacional da APDR, 1, 671-692.

Sardo, A. & Estêvão, J.P. (2012). O turismo cultural como maximizador dos benefícios económicos do turismo. In R. Jacinto, Patrimónios, territórios e turismo cultural (pp. 441-462). Lisboa: Âncora Editora.

Turismo de Portugal, I.P. (2007). Plano Estratégico Nacional do Turismo [PENT].

Turismo de Portugal, I.P. (2010). Plano Estratégico Nacional do Turismo [PENT]. Propostas para revisão no horizonte 2015 – versão 2.0.

Turismo de Portugal, I.P. (2013). Retirado de http://www.turismode portugal.pt/Portugu%C3%AAs/ AreasAtividade/apoioavenda/AgenciasRegionaisdePromocao/Pages/AgenciasReginaisdePromocao.aspx

Downloads

Publicado

2023-06-13

Como Citar

Martins Nascimento, M., Cunha Abrantes, A., & Ferreira da Costa, N. (2023). O turismo no desenvolvimento regional e o seu financiamento. Tourism and Hospitality International Journal, 3(1), 30–45. https://doi.org/10.57883/thij3(1)2014.30137