Thermal tourists´ experience, discourses and value
DOI:
https://doi.org/10.57883/thij9(2)2017.30468Palavras-chave:
Turismo termal, Antropologia social, Projecto Cultour , discursos, experiências, valoresResumo
A partir da observação dos participantes e de entrevistas aprofundadas, este trabalho aprofunda-se nas motivações, condutas, valores, avaliações, etc. dos turistas térmicos em Espanha e Portugal. Entrevistas em profundidade e abordagens antropológicas, não só recolhem informação útil como questionários, como por exemplo, que balneários térmicos o informador visitou ou quantas vezes, mas também informação subtil sobre gostos, aversões, valores, imagens; avaliações complexas que vão além do âmbito de um questionário fechado e que são realmente úteis antes de qualquer inquérito sociológico e campanha de marketing.
As estâncias termais são locais muito especiais, onde o lazer e o turismo se misturam, ou pelo menos partilham espaço com a doença e a terapia. Existem alguns banhos e cidades termais, como Baños de Montemayor na Extremadura (Espanha), ainda muito condicionados por programas de Terceira Idade (centralizados pelo Instituto do Idoso e Serviços Sociais -IMSERSO- através de um programa térmico específico. Este programa dá prioridade por esta ordem, nível de rendimentos, grau de necessidade de um tratamento térmico (respiratório e reumatológico, primeiro), idade e outras variáveis como pertencentes a uma grande família.
Cultour+ Parceria Estratégica financiada pelo programa Erasmus, é um projecto centrado no turismo cultural e nas Rotas Culturais Europeias, centrado em particular em "Cidades e Sítios Termas Históricos". Parceiros nos seis países que compõem a Cultour+ (Espanha, Portugal, Itália, Grécia, Polónia e Bulgária) estão a investigar o turismo termal, fazendo diagnósticos de casos de estudo concretos e projectos de coaching relacionados com cidades termais. É muito importante para qualquer projecto dedicado ao turismo termal, compreender a problemática dos lugares e os sistemas de mentalidades e valores dos utilizadores.
A antropologia social, com metodologia qualitativa adaptativa, pode acrescentar significativamente valor à investigação do turismo termal, analisando as palavras, observando as práticas e pensando nos valores por detrás delas.
Os resultados irão caracterizar as diferentes tipologias de utilizadores, discursos e valores.
Referências
Erfurt-Cooper, P., & Cooper, M. (2009). Health and wellness tourism: Spas and hot springs. Channel View Publications.
Emir, O., & Saraçli, S. (2011). Determinants of customer satisfaction with thermal hotels. Anatolia–An International Journal of Tourism and Hospitality Research, 22(01), 56-68.
Duman, T., & KOZAK, M. (2010). The Turkish tourism product: Differentiation and competitiveness. Anatolia–An International Journal of Tourism and Hospitality Research, 21(1), 89-106.
Garín-Muñoz, T. (2009). Tourism in Galicia: domestic and foreign demand. Tourism Economics, 15(4), 753-769.
Gómez-Ullate, M. (2008) Un proyecto museológico de las relaciones entre portugueses y españoles In: Pereiro, X., Risco, L., & Llano, C. (Eds.) As fronteiras e as identidades raianas entre Portugal e España. Vila Real: UTAD.
INE (Instituto Nacional de Estadística) (2015) Encuesta de Turismo de Residentes (ETR) Proyecto. http://www.ine.es/proyectos/turismo/proyecto_ETR.pdf
Kaşli, M. & Öztürk, D. An investigation on thermal tourism in Bursa, Eskişehir and Bilecik, Global Journal on Advances in Pure & Applied Sciences [Online]. 2014, 04, pp 13-20. http://www.worldeducation-center.org/index.php/paas
Taskov, N., Metodijeski, D., Boskov, T. and Filiposki, O. (2011) Thermal-spa tourism in Republic of Macedonia. In: Challenges and performance of post socialist tourism in Central Eastern European Countries, 2011, Bucharest, Romania
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 This work is licensed under a Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.