Thermal tourists´ experience, discourses and value

Autores

  • Martín Gómez-Ullate García de León Universidade da Extremadura, Espanha

DOI:

https://doi.org/10.57883/thij9(2)2017.30468

Palavras-chave:

Turismo termal, Antropologia social, Projecto Cultour , discursos, experiências, valores

Resumo

A partir da observação dos participantes e de entrevistas aprofundadas, este trabalho aprofunda-se nas motivações, condutas, valores, avaliações, etc. dos turistas térmicos em Espanha e Portugal. Entrevistas em profundidade e abordagens antropológicas, não só recolhem informação útil como questionários, como por exemplo, que balneários térmicos o informador visitou ou quantas vezes, mas também informação subtil sobre gostos, aversões, valores, imagens; avaliações complexas que vão além do âmbito de um questionário fechado e que são realmente úteis antes de qualquer inquérito sociológico e campanha de marketing.
As estâncias termais são locais muito especiais, onde o lazer e o turismo se misturam, ou pelo menos partilham espaço com a doença e a terapia. Existem alguns banhos e cidades termais, como Baños de Montemayor na Extremadura (Espanha), ainda muito condicionados por programas de Terceira Idade (centralizados pelo Instituto do Idoso e Serviços Sociais -IMSERSO- através de um programa térmico específico. Este programa dá prioridade por esta ordem, nível de rendimentos, grau de necessidade de um tratamento térmico (respiratório e reumatológico, primeiro), idade e outras variáveis como pertencentes a uma grande família.
Cultour+ Parceria Estratégica financiada pelo programa Erasmus, é um projecto centrado no turismo cultural e nas Rotas Culturais Europeias, centrado em particular em "Cidades e Sítios Termas Históricos". Parceiros nos seis países que compõem a Cultour+ (Espanha, Portugal, Itália, Grécia, Polónia e Bulgária) estão a investigar o turismo termal, fazendo diagnósticos de casos de estudo concretos e projectos de coaching relacionados com cidades termais. É muito importante para qualquer projecto dedicado ao turismo termal, compreender a problemática dos lugares e os sistemas de mentalidades e valores dos utilizadores.
A antropologia social, com metodologia qualitativa adaptativa, pode acrescentar significativamente valor à investigação do turismo termal, analisando as palavras, observando as práticas e pensando nos valores por detrás delas.
Os resultados irão caracterizar as diferentes tipologias de utilizadores, discursos e valores.

Referências

Erfurt-Cooper, P., & Cooper, M. (2009). Health and wellness tourism: Spas and hot springs. Channel View Publications.

Emir, O., & Saraçli, S. (2011). Determinants of customer satisfaction with thermal hotels. Anatolia–An International Journal of Tourism and Hospitality Research, 22(01), 56-68.

Duman, T., & KOZAK, M. (2010). The Turkish tourism product: Differentiation and competitiveness. Anatolia–An International Journal of Tourism and Hospitality Research, 21(1), 89-106.

Garín-Muñoz, T. (2009). Tourism in Galicia: domestic and foreign demand. Tourism Economics, 15(4), 753-769.

Gómez-Ullate, M. (2008) Un proyecto museológico de las relaciones entre portugueses y españoles In: Pereiro, X., Risco, L., & Llano, C. (Eds.) As fronteiras e as identidades raianas entre Portugal e España. Vila Real: UTAD.

INE (Instituto Nacional de Estadística) (2015) Encuesta de Turismo de Residentes (ETR) Proyecto. http://www.ine.es/proyectos/turismo/proyecto_ETR.pdf

Kaşli, M. & Öztürk, D. An investigation on thermal tourism in Bursa, Eskişehir and Bilecik, Global Journal on Advances in Pure & Applied Sciences [Online]. 2014, 04, pp 13-20. http://www.worldeducation-center.org/index.php/paas

Taskov, N., Metodijeski, D., Boskov, T. and Filiposki, O. (2011) Thermal-spa tourism in Republic of Macedonia. In: Challenges and performance of post socialist tourism in Central Eastern European Countries, 2011, Bucharest, Romania

Downloads

Publicado

2023-06-12

Como Citar

Gómez-Ullate García de León, M. (2023). Thermal tourists´ experience, discourses and value. Tourism and Hospitality International Journal, 9(2), 122–129. https://doi.org/10.57883/thij9(2)2017.30468