Influência da roteirização em cenários turísticos brasileiros: Rota das emoções-Parnaíba/Piauí (2005-2018)

Autores

  • Luana Moreira de Araújo Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPar - Brazil
  • Thomas Augusto de Aragón Escouto Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPar - Brazil
  • Vinicius Boneli Vieira Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPar - Brazil
  • Hanuzia Pereira Ferreira Universidade Estadual do Ceará – UECE - Brazil
  • André Riani Costa Perinotto Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPar - Brazil

DOI:

https://doi.org/10.57883/thij15(1)2020.30873

Palavras-chave:

Turismo, Parnaíba, Roteirização, Rota das Emoções

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar o fluxo turístico na cidade de Parnaíba-Piauí-Brasil e a influência da Rota das Emoções no município. Para alcançar esse propósito foi feito um estudo de meio exploratório entre os anos de 2017 e 2019, descritivo e explicativo com uma amostragem denominada snowball para desenvolver o assunto tratado, através de entrevista com um representante do SEBRAE - Unidade Regional Parnaíba/PI que indicou agências de turismo parceiras para colaborarem com o estudo. Conclui-se que conforme apresentado pelas agências a Rota das Emoções foi uma iniciativa que proporcionou o aumento gradual do fluxo turístico na cidade, trazendo visibilidade e crescimento econômico. Entretanto, identifica-se que oferta turística (equipamentos e atrativos locais) necessita ser avaliada de forma periódica para que se possa obter dados que permitam o planejamento pelo setor público e privado diante do crescimento de demanda turística. Assim, a segmentação pode ser vista como uma das alternativas para estimular a competitividade, oferecendo produtos que satisfaçam as necessidades e desejos.

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Publicado

2023-07-26

Como Citar

Moreira de Araújo, L., de Aragón Escouto, T. A., Boneli Vieira, V. ., Pereira Ferreira, H., & Costa Perinotto, A. R. (2023). Influência da roteirização em cenários turísticos brasileiros: Rota das emoções-Parnaíba/Piauí (2005-2018). Tourism and Hospitality International Journal, 15(1), 40–58. https://doi.org/10.57883/thij15(1)2020.30873