Programa de intervenção para pais no desporto: Estudo piloto
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i3.14385Resumo
Face a inexistência de uma prática sistemática sobre o envolvimento parental em contexto desportivo, o presente artigo expõe os resultados da avaliação da eficácia de um programa de intervenção psicológico realizado junto de um grupo de pais de uma equipa de futebol de Sub-11. O objectivo da intervenção consistiu em promover comportamentos positivos e de apoio em relação aos vários intervenientes da competição, tais como, os atletas, os treinadores e os árbitros, tendo subjacente a aplicação de um programa para a optimização da eficácia parental no deporto e um sistema de avaliação do comportamento parental. Os resultados do estudo sugerem a eficácia da intervenção realizada sobre os pais, devido ao aumento de comportamentos de apoio e à diminuição dos comportamentos de instrução e recriminação relativamente a atletas, treinadores e árbitros durante a competição.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.