A PROMOÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS NO 9º ANO DE ESCOLARIDADE – RESULTADOS DA INTERVENÇÃO DO PROJETO OFICINA DA PREVENÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i2.14418Resumo
RESUMO
A prevenção, em saúde, concentra-se na mudança de comportamentos e práticas sociais e de pessoais, para a promoção da saúde individual e coletiva. Tem como objetivo proporcionar aos indivíduos ou grupos os conhecimentos e competências específicas necessárias para lidar com o risco associado ao consumo de substâncias psicoativas e outras dependências. Considera-se adequado integrar no contexto metodologias de intervenção referenciados, tais como: programas para desenvolver competências pessoais e sociais, informação sobre substâncias e seus efeitos e a promoção de ações mais efetivas para a resolução de problemas. Nesta linha, este artigo tem como objetivo apresentar os resultados obtidos após a aplicação do programa de competências pessoais e sociais "Todos no Treino”, ao 9ºano da Escola EB 2, 3 Alexandre Herculano, em Santarém, no ano letivo de 2014- 15. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de instrumentos de avaliação para cada uma das habilidades desenvolvidas: a comunicação, a cooperação, a eficácia da equipa, tomada de decisão, perceção de riscos associados ao consumo e ao grau de conhecimento sobre substâncias psicoativas, que foram tratados quantitativamente. Verificou-se que o programa implementado tem contribuído para o aumento de pessoal e as habilidades sociais nos estudantes do 9º ano, exceto para a eficácia da cooperação e da equipe. Estes resultados confirmam a importância deste tipo no desenvolvimento de programas em contexto escolar, para minimizar o aparecimento de comportamentos de risco e contribuir para uma melhor adaptação do adolescente ao seu ambiente.
Palavras-chave: Educação, Competência, Prevenção, Comportamentos aditivos.
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.