HÁBITOS DE CONSUMO DE PRODUTOS ALIMENTARES CONTENDO CAFEÍNA NUMA POPULAÇÃO DE JOVENS ESTUDANTES ATIVOS

Autores

  • Filomena Calixto
  • Diana Eustáquio
  • Maura Alves

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i2.14425

Resumo

A utilização de cafeína com fins energéticos tem vindo a crescer, aumentando o interesse em avaliar o impacto na saúde, bem-estar e qualidade de vida das populações. Pretendeu-se descrever o consumo de produtos alimentares contendo cafeína numa amostra de conveniência de 154 jovens estudantes (94 rapazes e 60 raparigas), do ensino superior em desporto. Foi preenchido um questionário sobre consumo de café, chá e chocolate, perceção de sintomas após ingestão, influência social do consumo e uso para fins ergogénicos. Destes, 144 realizaram um registo diário, durante 3 dias consecutivos dos produtos alimentares ingeridos nas diferentes refeições, donde se extraiu o consumo de chá, café, bebidas cafeinadas e achocolatadas, pastelaria, cereais e sobremesas contendo cacau.
Os resultados evidenciaram um baixo consumo de café, chá ou chocolate. Os perfis de consumo variaram com o género. Os amigos e os pais influenciaram o consumo de café e chá, respetivamente. O sintoma de euforia após ingestão foi maioritariamente atribuído ao café e a calma ao chá. A maioria dos estudantes referiu não consumir café, chá e chocolate com fins ergogénicos.


Palavras-Chave: Nutrição, Atletas, Ergogénico, Exercício, Desporto, Suplementos.

Downloads

Como Citar

Calixto, F., Eustáquio, D., & Alves, M. (2016). HÁBITOS DE CONSUMO DE PRODUTOS ALIMENTARES CONTENDO CAFEÍNA NUMA POPULAÇÃO DE JOVENS ESTUDANTES ATIVOS. Revista Da UI_IPSantarém, 4(2), 126–142. https://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i2.14425