DIFERENÇAS NA RESPOSTA CARDIORRESPIRATÓRIA ENTRE RAPAZES PRÉ-PÚBERES NADADORES E NÃO ATLETAS DURANTE A REALIZAÇÃO DE UM TESTE INCREMENTAL MÁXIMO EM PASSADEIRA

Autores

  • Mário Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i2.14428

Resumo

O conhecimento sobre a resposta cardiorrespiratória em crianças atletas e não atletas durante um teste de esforço incremental máximo ainda é limitado. O objetivo do estudo foi analisar as diferenças na resposta cardiorrespiratória entre rapazes pré-púberes nadadores e não atletas, durante a realização de um protocolo incremental em passadeira até à exaustão.
A amostra foi constituída por 12 rapazes pré-púberes nadadores e 12 rapazes pré-púberes não atletas. As variáveis avaliadas foram a média do consumo de oxigénio (VO2) e da frequência cardíaca (FC) em cada patamar de esforço. O VO2 foi mensurado com análise direta de gases, respiração-por-respiração (Cosmed K4b2, Roma, Itália) e a FC foi avaliada através do cardiofrequencímetro Polar S610ws (Finlândia). Foi assumida a normalidade (Shapiro-Wilks) e homogeneidade (Levene) dos dados. Para comparação dos grupos foi utilizada a técnica estatística t de Student (bicaudal), com o programa SPSS versão 17.0, adotando um nível de significância de p <0,05.
Os resultados evidenciam uma maior eficiência cardiorrespiratória no grupo de natação, através de uma menor FC e maior VO2 durante o teste incremental até à exaustão nos diversos patamares de esforço. Estas diferenças deverão estar relacionadas com a prática desportiva entre os grupos.


Palavras-chave: Aptidão aeróbia, pico de VO2, frequência cardíaca, natação, crianças.

Downloads

Como Citar

Ferreira, M. (2016). DIFERENÇAS NA RESPOSTA CARDIORRESPIRATÓRIA ENTRE RAPAZES PRÉ-PÚBERES NADADORES E NÃO ATLETAS DURANTE A REALIZAÇÃO DE UM TESTE INCREMENTAL MÁXIMO EM PASSADEIRA. Revista Da UI_IPSantarém, 4(2), 157–165. https://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i2.14428