INCIDÊNCIA E PERFIL DE SENSIBILIDADE DE Acinetobacter sp. EM UM HOSPITAL DE VARGINHA NO ANO DE 2012
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i4.14451Palavras-chave:
Acinetobacter sp. Antimicrobianos. Suscetibilidade. Acinetobacter sp. Antimicrobials. Susceptibility.Resumo
RESUMOBactérias do gênero Acinetobacter são reconhecidas como importante patógeno hospitalar e por possuírem um alto perfil de resistência aos antimicrobianos. O objetivo desse estudo é avaliar a incidência de infecções hospitalares causadas por Acinetobacter sp. em pacientes internados em um hospital público de Varginha durante o ano de 2012, analisar seu perfil de sensibilidade aos antimicrobianos, o material biológico de origem e o local de internação do paciente. O estudo foi desenvolvido através da análise retrospectiva dos laudos do Laboratório de Microbiologia para todos os isolados de Acinetobacter sp. que ocorreram no ano 2012. Durante o período em estudo foram isoladas 65 cepas de Acinetobacter sp. O Posto de internação mais acometido foi o CTI (65,6%). Os sítios de isolamento mais frequentes foram secreção traqueal (47,7%), swab de cultura de vigilância (27,7%) e secreção de ferida (15,4%). Houve baixa sensibilidade das amostras aos antimicrobianos de escolha primária: Gentamicina (63,1% dos isolados sensíveis), Ampicilina-Sulbactam (33,9%), Meropenem (12,5%), Ciprofloxacina (1,6%) e Ceftazidima (nenhuma amostra sensível). No hospital em estudo foi alta a taxa de resistência de isolados de Acinetobacter sp. a várias classes de antimicrobianos, inclusive aos carbapenêmicos, que são uma opção de escolha para o tratamento dessas infecções.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.