Contributo da Agricultura no Crescimento da Economia Angolana. Um olhar sobre a Província do Bengo, no período de 2018 a 2021
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i2.29071Palavras-chave:
Agricultura, Crescimento económico, BengoResumo
O presente artigo procurou compreender o contributo da agricultura no crescimento económico de Angola com um olhar específico na província do Bengo, no período de 2018 a 2021. Analisou-se a relação agricultura e crescimento económico das regiões, o contributo da agricultura no PIB (Produto Interno Bruto) de Angola, a dotação orçamental (em angola) por sector de atividade comparando com o do sector da agricultura. Analisou-se igualmente a evolução das organizações agrícolas no Bengo, nível de produção e da e empregabilidade neste sector. Utilizou-se o método bibliográfico e documental com uma abordagem quantitativa. A pesquisa mostrou que a agricultura tem uma relação diretamente proporcional com o crescimento económico, fornece matéria-prima à indústria, é um sector que absorve muita mão-de-obra (até a menos qualificada). Em Angola o sector da agricultura, de 2018 a 2021 contribui positivamente no PIB (sua contribuição durante este período não foi acima de 6%). A agricultura no Bengo tem vindo a conhecer alguns avanços, embora longe da sua potencialidade. Bengo registou aumentos nos números das organizações agrícolas (fazendas, cooperativas e associações) de 2019 a 2021. Em termos práticos, por várias razões como o difícil acesso as zonas comerciais, a falta de financiamento, conflitos de terras levou ao não funcionamento de muitas dessas organizações criadas e, outras, juridicamente encontram-se na ilegalidade. Houve crescimento da produção com exceção ao ano de 2021 onde registou-se uma queda acentuada de 79,84%. Criou-se até ao ano de 2021 mais de 140 mil postos de trabalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Ananias Valentim
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.