Impacto do Investimento em Moto-Táxi no Desenvolvimento Socioeconómico em Moçambique: Um olhar sobre o Distrito de Mocuba
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i2.29077Palavras-chave:
Moto-táxi, Investimento, Cash–Flows, Distrito de MocubaResumo
A pesquisa analisou o impacto do investimento em moto-táxi no desenvolvimento socioeconómico do distrito de Mocuba na Província da Zambézia em Moçambique. Objetivamente, procuramos investigar até que ponto investir em moto-táxi permite obter o retorno desejado e consequentemente o desenvolvimento socioeconómico dos investidores deste meio de transporte de duas rodas no distrito de Mocuba. Aplicamos uma metodologia quantitativa para podermos estimar os custos e as receitas através de um inquérito com perguntas fechadas dirigidos a 200 moto-taxistas. Contudo, foi feito o plano de investimento dos moto-táxis onde foi possível obter os cash-flows para avaliarmos a rentabilidade do investimento através dos critérios clássicos tais como: PAYBAC, VAL, RBC e a TIR. Entre outros resultados, concluímos que economicamente o investimento é viável porque os fluxos gerados são suficientes para cobrir o capital investido pelos moto-taxistas. Quanto ao impacto do moto-táxi no desenvolvimento socioeconómico, conclui-se que o serviço tem impacto positivo, visto que é gerador de posto de trabalho, garantindo ao acesso a alimentação; educação; saúde e habitação dos moto-taxistas e das suas famílias. Portanto, apesar da vantagem estar virada ao contexto social, notamos que a falta de tributação deste meio de transporte pouco contribui nas receitas do estado e consequentemente na operacionalização de programas de desenvolvimento local traçados pelo governo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Uziel Cipriano , Gilmar da Conceição, Sulemane Amarchande
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.