O Shale Gas Americano: Uma ameaça à Competitividade do Gás Natural da Bacia do Rovuma?
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i2.29078Palavras-chave:
Competitividade, Gás Natural, Shale Gas AmericanoResumo
O presente artigo foi desenvolvido com objetivo de estudar até que ponto o Shale Gas americano pode constituir uma ameaça real à Competitividade do Gás Natural descoberto na Bacia do Rovuma, província de Cabo-Delgado em Moçambique. Para se atingir o objetivo, foi adotado um método científico e, devido à sua natureza efetuou-se uma pesquisa exploratória com uma abordagem de natureza qualitativa e de carácter descritivo por apresentar aspetos explicativos no mercado de Gás Natural e de Shale Gas, com base na revisão bibliográfica, recolha e interpretação de dados primários, secundários e com base na análise documental. Também se usou como fonte principal para análise e discussão de resultados a análise comparativa das Cinco forças da estratégia de competitividade de Michael Porter publicadas em 2004 e atualizadas em 2008 que dá ênfase a rivalidade entre concorrentes atuais, produtos e substitutos, poder de negociação dos fornecedores e poder de negociação dos clientes de Shale Gas Americano e de GN da Bacia do Rovuma. Com os resultados da pesquisa foi possível constatar que não obstante a eficiência contínua da tecnologia do Fracking, aumento da produtividade e a consequente redução de custos, a longo prazo a exploração do Shale Gas não constitui uma ameaça devido em parte, ao alto custo político e ambiental o que deve favorecer o Gás Natural da Bacia do Rovuma. Associa-se a isso a localização geográfica privilegiada, considerada estratégica para pontuar os mercados asiáticos consagrados de alto valor agregado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Ricardina Januário Poco
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.