Contribuição dos Oleiros no desenvolvimento Socioeconómico no distrito de Gondola
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i2.29079Palavras-chave:
Oleiro, Desenvolvimento, SocioeconómicoResumo
O Ser humano utiliza inúmeros recursos naturais para sua sobrevivência, grande parte do que é utilizado no dia-a-dia é resultado de processo produtivo, o qual causa impactos adversos. Na área de estudo, esta atividade apresenta série de problemas, tanto ambientais como de qualidade dos produtos nomeadamente, a extração e consumo de matérias-primas: argila, água, lenha, rejeito de produção, principalmente, produtos defeituosos e emissões gasosas oriundas da queima. A escolha do tema baseia-se na busca pela sustentabilidade dos recursos naturais. O trabalho objetiva duma forma genérica analisar a contribuição dos oleiros na economia local e em termos específicos objetiva: caracterizar o processo de produção dos oleiros e sua contribuição socioeconómica local e sugerir mecanismos a serem levados a cabo por oleiros da comunidade. A materialização deste trabalho foi mediante a aplicação dos métodos de abordagem e de procedimentos. Também, foi empregue a entrevista à 09 entrevistados dos quais sete da comunidade local (oleiros e seus familiares), o Vereador de Saneamento do Meio ambiente do Conselho Municipal de Gondola, a técnica do SDAE-Gondola e do Posto Administrativo de Inchope. Das observações e entrevistas efetuadas na área de estudo, os praticantes da olaria alguns não optam por boas práticas na atividade, fazem duma forma não regrada como forma de incrementar a sua renda familiar afetando negativamente o ambiente. Esta atividade de olaria de certo modo pode se tornar fonte de receitas ao nível local e até internacional e para tal é necessário que a comunidade e outros grupos interessados adoptem alternativas de sustentabilidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Apoio Romão Bacalhane
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.