Habitação Rural: Uma proposta da AFAMO às Políticas Públicas de Habitação em Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i2.29086Palavras-chave:
Políticas Habitacionais, Habitação rural, casa condigna, Tambara, AFAMOResumo
O debate sobre a Habitação Rural em Moçambique, se caracteriza como questão que ainda carece de muita reflexão, não apenas no seu aspecto teórico, mas político e sobretudo, prático. No quadro das transformações políticas, económicas e sociais em curso no país se torna necessário adoptar políticas e estratégias na área da habitação, para uma progressiva melhoria de vida dos cidadãos, à luz da Agenda 2025. Nesta perspectiva, a Associação Fórum dos Académicos de Moçambique (AFAMO), pretende assumir o desafio, propondo introduzir acção que chamaria de programa “Transformar Comunidades Rurais em Moçambique”, através do projecto “Habitação Rural, minha casa condigna” em estreita cooperação com o Governo e outras forças vivas da sociedade para criação, ainda que de forma paulatina, de melhores condições de vida para as comunidades rurais do país. A pesquisa tem como procedimentos metodológicos em pesquisa bibliográfica, documental e trabalho de campo. Como resultado, o distrito de Tambara na Província de Manica foi identificado como pioneiro para acolher, de forma experimental a implementação do programa, dado seu grande potencial na actividade Agro-pecuário, sendo, para tal, necessário o envolvimento de uma equipa multissectorial desde académicos até as autoridades governamentais locais, para engendrar acções de sensibilização às famílias que desenvolvem as suas actividades de criação de gado bovino ou caprino por um lado, ou ainda que têm culturas de rendimento acima da média, por outro a participarem nos processos de comercialização organizada na venda sustentável dos resultados obtidos, cujos fundos seriam direccionados ao investimento para construção de suas próprias casas condignas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 David Chadreque Chale, Alberto José Paulino Silva
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.