O Dilema do “ser” e “não ser” da Inteligência Artificial: Discurso do Método da Inteligência Artificial para o Desenvolvimento do seu “Estatuto Científico” na Computação
Ciências Exatas e da Engenharia
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i3.29120Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Computação, Estatuto Científico, Objeto e MétodoResumo
A Inteligência Artificial (IA) é apontada, na literatura, como a área do conhecimento que revolucionará a condição humana nos próximos anos, a mesma está no centro das atuais inovações e transformações em vários sectores do desenvolvimento. Todavia, arrasta consigo várias contradições que dificultam a definição do seu Estatuto Científico, na computação, desde a data da sua criação em 1956. O presente trabalho tem como objetivo definir o Objeto e Método da IA como condição para o desenvolvimento do seu Estatuto Científico na Computação. Desta feita, os métodos Histórico e dialético serão os eleitos para pesquisa, estes que terão, como resultados esperado, o desenvolvimento de um Modelo de Ciclo de Vida para IA (MCVIA) e Competências Nucleares da IA. Uma conclusão relevante da pesquisa é de que, o objeto da IA é a inteligência animal, e não os computadores, e o método da IA é filosófico-matemático, e não matemático como tem sido prática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Luís Roberto da Silva Olumene

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.