Atendimento e tempo de espera no banco de urgência da pediatria no H.P.U. Angola
Ciências da Vida e da Saúde
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i3.29122Palavras-chave:
atendimento, tempo de espera, qualidade do serviço, serviço de saúde, pacientes, Uíge/AngolaResumo
A gestão de atendimento e de filas de espera nos serviços públicos de saúde é muito complexa pelo facto ser serviços sociais mais solicitados pela população. As filas de espera têm uma influência negativa na perceção dos pacientes sobre a qualidade de atendimento e do serviço prestado, também podem ser causa de agravamento das doenças e de falecimento. O objetivo geral deste estudo exploratório é de melhorar a qualidade de atendimento nos sistemas de serviços públicos, reduzindo o tempo de espera nas filas no banco de urgência da pediatria do hospital provincial do Uíge. O objetivo específico é de determinar as variáveis de decisões como tempos médios de espera e do serviço, número médio de pessoas que aguardam nas filas para serem atendidas, nos sistemas de saúde de banco de urgência da pediatria do hospital provincial do Uíge em Angola, dando contribuição para a efetiva redução do tempo de espera nas filas. Com o modelo M/M/3 proposto e com aplicação do método quantitativo, os resultados obtidos demonstram que é possível o gestor identificar variáveis de decisões e reduzir o tempo de espera nas filas, prevenindo e minimizando os seus impactos negativos.
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